Short Master em Gastronomia

Até 31 de janeiro estão  abertas as candidaturas para o Short Master em Gastronomia, um curso que terá a duração de seis meses e decorrerá em horário pós-laboral.

Esta formação dirige-se, em particular, a profissionais, empreendedores e futuros investidores dos setores da restauração e da hotelaria, bem como a públicos, como foodies e jornalistas.

O Short Master em Gastronomia proporciona uma visão holística sobre a gastronomia, apresentando um plano de estudos integrado, por módulos, sendo o último dedicado ao projeto, com vista à aplicação prática e prototipagem de novos produtos ou conceitos nas áreas do turismo gastronómico, e tem como principal objetivo dotar os participantes de competências no domínio do planeamento, da inovação, do marketing e da comunicação digital.

O corpo docente é constituído por académicos e profissionais de referência: Renato Cunha (cozinheiro, docente e empresário), Hélio Loureiro (cozinheiro, gastrónomo e investigador), José Augusto Moreira (jornalista e crítico gastronómico), João Pupo Lameiras (cozinheiro, consultor e empresário), Mónica Pereira (especialista em doçaria tradicional portuguesa e formadora profissional), Ana Monforte (consultora especialista em agricultura sustentável, economia circular, sustentabilidade e alterações climáticas), Carlos Martins (empresário e especialista em planeamento cultural e territorial e em projetos de gastronomia e comunicação turística), Mário João Silva (consultor especialista em desenvolvimento rural e produção agrícola e agroindustrial), Carlos Magalhães (enólogo, produtor e consultor em enologia e docente) e Luís Rocha (docente e consultor em Food & Beverage).

Mais informação aqui.

 

Short Master em Gastronomia

DURAÇÃO

6 meses

ECTS

20

VAGAS

24

REGIME

pós-laboral

CURSO

short master

IDIOMAS

PT/EN

DURAÇÃO

6 meses

ECTS

20

VAGAS

24

REGIME

pós-laboral

CURSO

short master

IDIOMAS

PT/EN

Apresentação

O interesse pela gastronomia, que é hoje um fenómeno global, tem crescido exponencialmente em Portugal, tornando-se num dos vetores estratégicos para o desenvolvimento e afirmação do território e do turismo nacional. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. O turismo gastronómico inclui, na sua essência, valores culturais, éticos e sustentáveis, baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade. Este curso apresenta uma proposta integrada nestes contextos atuais e atrativos do turismo, colocando como conceitos fundamentais a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade, o desenvolvimento local e valores culturais e patrimoniais ligados à gastronomia. O desenvolvimento das matérias envolverá parceiros estratégicos da área e profissionais com grande impacto no mercado.

Conta com uma equipa de académicos e profissionais de renome e experiência consolidada, entre os quais Renato Cunha (cozinheiro, docente e empresário), Hélio Loureiro (cozinheiro, gastrónomo e investigador), José Augusto Moreira (jornalista e crítico gastronómico), João Pupo Lameiras (cozinheiro, consultor e empresário), Ana Monforte (consultora especialista em agricultura sustentável, economia circular, sustentabilidade e alterações climáticas), Carlos Martins (empresário e especialista em planeamento cultural e territorial e em projetos de gastronomia e comunicação turística), Mário João Silva (consultor especialista em desenvolvimento rural e produção agrícola e agroindustrial) Carlos Magalhães (enólogo, produtor e consultor em enologia e docente) e Luís Rocha (docente e consultor em F&B).

Porquê escolher este curso?

Este curso tem uma visão holística sobre a gastronomia e apresenta um plano de estudos integrado por módulos, sendo o último de projeto, com vista à aplicação prática e prototipagem de novos produtos ou conceitos nas áreas do turismo gastronómico. O curso contará com uma equipa de académicos e profissionais de renome e experiência consolidada, e tem como objetivos dotar os formandos de competências no domínio do planeamento, da inovação, do marketing e da comunicação digital, assim como desenvolver o pensamento crítico, criativo, inovador e interdisciplinar dos formandos.

Saídas Profissionais

O curso permitirá melhorar as competências profissionais dos formandos potenciando a evolução nas respetivas carreiras e a requalificação para o início de outras carreiras na área da Gastronomia.

O público-alvo preferencial serão profissionais ligados ao setor da restauração, hotelaria ou empreendedores em áreas do turismo, hotelaria e outras conexas que desejem apostar na profissionalização do seu serviço ou a criar a sua própria empresa. Destina-se, também à capacitação de outros públicos, como foodies, jornalistas ou potenciais investidores no setor.

Objetivos

O curso tem como objetivos globais dotar os formandos de competências especializadas e profissionais avançadas no domínio do planeamento, da inovação, do marketing e da comunicação digital na área de Gastronomia. Pretende, ainda, desenvolver o pensamento crítico, criativo, inovador e interdisciplinar dos formandos e orientar a formação para a criação de novos projetos na área de Gastronomia. O curso contará com uma equipa de académicos e profissionais de renome e experiência consolidada que promoverão um contacto especializado com os estudantes

Horário previsto de funcionamento

Período Letivo:

13 de março a 25 de julho de 2023

Segunda e Terça-feira das 18h30 às 21h30.

Excecionalmente poderão ocorrer seminários e visitas de estudo fora deste horário, embora qualquer outra marcação esteja sujeita a acordo prévio com os estudantes.

Diploma ou Certificado Conferido

Diploma de Short Master em Gastronomia (20 ECTS) dependente da aprovação em todas as unidades curriculares e entrega do projeto final.

Certificado de frequência de Short Master em Gastronomia.

Certificado de frequência por unidades curriculares.

Outras Ofertas Formativas
Áreas Científicas
Área Científica ECTS
Obrigatórios
ECTS
Opcionais
HP
História e Património
2
-
HR
Hotelaria e Restauração
18
-
Plano de Estudos
Plano de Estudos 2022/2023 Área Científica ECTS
Culinária e Tecnologia Alimentar
HR
2
Cultura e Património Gastronómico
HP
2
Enogastronomia
HR
2
Inovação Culinária
HR
2
Marketing e Comunicação Digital
HR
2
Nutrição
HR
2
Projeto
HR
4
Sustentabilidade Ambiental
HR
2
Turismo Gastronómico
HR
2

Numa relação direta com o DTPC/ Departamento Turismo, Património e Cultura, o REMIT/ Research on Economics, Management and Information Technologies assente numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar visa responder aos desafios sociais através de uma abordagem holística envolvendo um vasto leque de áreas científicas como a Economia, a Gestão, a Ciência, a Tecnologia, o Turismo, o Património e a Cultura. Assente na produção de conhecimento científico avançado, o REMIT tem um foco especial na sua aplicação à resolução de questões e desafios reais, sob duas dimensões:

  • a compreensão do ambiente local, nacional e internacional;
  • o desenvolvimento de actividades orientadas para o exercício profissional, nomeadamente no mundo empresarial.

Renato Cunha

Coordenador do Short Master em Gastronomia

Helena Albuquerque

Coordenadora do Short Master em Gastronomia

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Gastronomia
(sm.gastronomia@upt.pt)

Renato Cunha

Coordenador do Short Master em Gastronomia

Helena Albuquerque

Coordenadora do Short Master em Gastronomia

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Gastronomia
(sm.gastronomia@upt.pt)

Preçário

CANDIDATURA

100€

1 PRESTAÇÃO

1500€

7 PRESTAÇÕES

215€

ACRESCE SEGURO ESCOLAR

Condições Específicas de Ingresso

Profissionais da área.

Licenciatura em áreas diversas. 

De acordo com o Quadro Europeu de Qualificações: nível 3 ou superior

Condições Gerais de Candidatura

Período de candidaturas:

até 28 de fevereiro de 2023

Short Master em Gastronomia
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