O principal objetivo do projeto Mobilidade Internacional Creditada (ICM) é a consolidação da cooperação entre a UPT e as Instituições de Ensino Superior (IES) fora da União Europeia (UE), em particular, promover a mobilidade dos estudantes “incoming” e a partilha das melhores práticas através da mobilidade de docentes e colaboradores.

ICM 2019 - 2022: Projeto a decorrer (USA)

Mobilidade de Staff Incoming
07 – 15 Jul 2021
- Aulas abertas ao 2º Ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde
- pela professora Carrie Masia, Montclair State University (MST) Intervenção escolar para transtorno de ansiedade social: habilidades para o sucesso acadêmico e social
- pela Professora Samantha Coyle (MST) Aspectos Positivos e Negativos do Relacionamento com Pares na Adolescência

Avaliação e Disseminação
Testemunho de Professora da UPT

Testemunho de Estudantes da UPT


Aula Virtual
15 de dezembro de 2020, das 17h às 19h, pela Dra. Samantha Coyle, da Montclair State University, EUA.
Samantha Coyle – Páginas de perfil – Montclair State University
Tópico: “Avaliação psicológica abrangente dentro das escolas”, destinada a alunos de licenciatura e mestrado da UPT em psicologia.
Projetos de pesquisa a decorrer
– Exploração intercultural do stress digital na idade adulta emergente
– Ajuste à pandemia de COVID19 em adultos jovens: análise intercultural de experiências subjetivas e fatores de proteção
– O impacto da pandemia COVID19 na ansiedade social durante a adolescência e a juventude
Documentos
ICM 2018-2020
Consulte aqui

ICM Incoming Students mobility from Jinggangshan University, Ji'an, Republic of China

Yetong Zhang, Erasmus+ ICM (International Credit Mobility) estudante da Universidade Jinggangshan, Ji’an, Republica da China, trabalhando em Biodiversidade– Centro Ciência Viva , Porto
Em 2018, a Clínica de Conservação e Restauração da UPT foi solicitada pelos serviços da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva / Museu de História Natural e Ciências da Universidade do Porto para realizar alguns trabalhos de manutenção e restauro de materiais didáticos como réplicas e modelos de peixes, pássaros e soldadinhos que fazem parte da exposição permanente da galeria.
Havia pequenos soldados de resina com fraturas nos pés e uma ou outra situação de desapego ou perda de elementos que foram restaurados na Clínica de Restauração da UPT.
O grupo de animais suspensos, nomeadamente um peixe-dourado, um peixe pulmonado e uma ave aquática, modelados com espuma e cobertos com massas epóxi, apresentavam alguns danos, como por exemplo: pequenas lacunas na asa da ave aquática, e na barbatana da dourada. O dano mais grave foi no peixe-pulmão que apresentava descolamento do corpo na nadadeira peitoral direita e fratura na nadadeira pélvica direita e também falhas na parte terminal do corpo, na cauda e, acima de tudo, lacunas graves nos elementos laterais do aparelho respiratório. O objetivo da intervenção foi estabilizar fisicamente todas as peças, fechando e consolidando as fissuras, reposicionando os elementos fraturados e reconstituindo partes em falta, legitimadas com suporte fotográfico. Toda a restauração ocorreu no museu, já que havia algumas peças inamovíveis.
O trabalho foi realizado por Yetong Zhang, um estudante Erasmus + ICM da Universidade Jinggangshan, em Ji’an, República da China, que fez esse estágio na Clínica e no Museu, enquanto estudou na UPT entre Setembro de 2018 e Fevereiro de 2019.

Estágio realizado pelos os estudantes Yongan Xue. Xiaoxue Chen e Yi Ding no Centro de Conservação e Restauro da UPT, entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020
Testemunho do orientador de estágio, Dr. Nuno Farinhote / Testimony by internship’s tutor, Dr. Nuno Farinhote
A intervenção contou com a participação dos alunos Yongan Xue. Xiaoxue Chen e Yi Ding, estudantes Erasmus+ ICM (…) em fase de estágio na Clínica. Coube-lhes, em particular, o trabalho de reconstituição dos elementos em falta, e o reforço estrutural com aplicação de gesso líquido e gaze. De uma maneira geral, a experiência foi muito positiva e mesmo gratificante do ponto de vista da aprendizagem, da transmissão de conhecimentos e do intercâmbio cultural. Os alunos mostraram-se sempre excecionalmente cooperantes e com capacidade de aprender rapidamente, entendendo os processos, executando as tarefas até ao fim e nas sequências adequadas. Desenvolveram certa capacidade crítica e operatória, sugerindo mesmo pequenas alterações de acordo com os problemas que foram encontrando. Mostraram uma extraordinária capacidade de compreensão de todos os processos relacionados com a matéria de estágio, procurando conhecer com clareza a história e a natureza do fabrico e da utilização do gesso, assim como todo o tipo de metodologias e suas variantes, numa perspetiva mais geral das intervenções de conservação e restauro. Demonstraram uma excelente capacidade de se integrar em trabalho de equipa e na interação com o orientador do estágio, com uma grande curiosidade e excelente facilidade de comunicação, trocando voluntariamente experiencias e denotando vontade de conhecer e de se integrar. As diferenças linguísticas e culturais nunca foram impedimento para interagir (…) mas antes um fator de enriquecimento humano e promotor da diversidade no conhecimento.

Estudantes em mobilidade outgoing para a State University of New York - Potsdam
Testemunhos
Desde que vim para os Estados Unidos da América, tenho passado momentos incríveis, conheci novas pessoas que me ajudaram muito, o meu inglês também melhorou muito e aprendi muito sobre esta nova cultura. Tem sido uma grande experiência e mesmo com os altos e baixos tem me levado a excelentes oportunidades para o futuro e agradeço profundamente a oportunidade de estar aqui. Todos os esforços necessários para tornar este projeto possível valeram a pena.
Beatriz Soares



O meu nome é Bruno Teixeira e sou um dos alunos da UPT University que está a estudar nos Estados Unidos da América. A universidade em que estou atualmente, graças ao programa ERAMUS +,chama-se SUNY Potsdam. Essa universidade, localizada no estado de Nova York, é bem grande e um ótimo lugar para se obter conhecimento. A quantidade de trabalho que eles nos dão aqui é bastante intensa, mas aprendi muito com a experiência que estou tendo aqui e até agora e estou a gostar. As infraestruturas são incríveis. Neva muito, mas as residências são grandes e aconchegantes. Existem três restaurantes para escolher e esta universidade tem seu próprio ginásio e piscina. Todo a gente é gentil nesta universidade e já fiz muitos amigos. Esta está a ser uma ótima experiência na minha vida, e eu nunca vou esquecer estes momentos.
Bruno Teixeira
Sou estudante de Gestão de Hotelaria na Universidade Portucalense e estou a estudar nos Estados Unidos na SUNY Potsdam University no programa ICM. Tem sido uma experiência fantástica, mentes muito diferentes daquelas a que estava habituada em Portugal, métodos de ensino diferentes e acima de tudo a exigência é muito mais elevada mas todos os professores e alunos deram-me boas-vindas e está a valer a pena! Aconselho fortemente a todos os interessados nesta experiência, pois certamente mudará a forma como o mundo vem!
Pedro Pinho

Estudantes em mobilidade incoming da State University of New York, Potsdam

Ao abrigo do programa Erasmus + – International Credit Mobility, a estudante norte-americana Cara Aguirre, de 35 anos, natural da Califórnia e a estudar em Nova Iorque, escolheu a Universidade Portucalense para fazer uma experiência de estudo internacional nas áreas do Turismo e da Cultura. Estagiou na Quinta do Noval e sonha “um dia ter uma vinha”.
Em maio do ano passado, Cara visitou pela primeira vez a Universidade Portucalense, para participar na conferência internacional “Climate change and Wine Tourism – the view of experts on Agriculture, Tourism and Wine Tourism”, onde apresentou uma comunicação, na qualidade de estudante da Universidade de Postdam, em Nova Iorque. A hospitalidade que sentiu nesse momento desafiou-a aprender mais sobre a cultura portuguesa. Reconhecida a oportunidade, candidatou-se ao programa Erasmus e chegou à UPT em setembro.
Recorda que encontrou “estudantes muito acolhedores, professores muito atenciosos e um ensino diferente”. Considera que “a educação portuguesa aborda questões práticas, enquanto a educação nos Estados Unidos da América concentra-se mais em trabalhos de investigação, debates e avaliações. Em Portugal, o sistema de ensino prepara os alunos para serem bem-sucedidos na área de trabalho que planeiam trabalhar. Creio que é uma grande vantagem!”
Integrada na licenciatura de Turismo (3º ano), fez um estágio na Quinta do Noval. “Trabalhei com colegas portugueses, o que foi muito importante para mim. Eu queria muito aprender o idioma e esta oportunidade permitiu-me aprender muito sobre a cultura e a história de Portugal”.
Apaixonada pelo Porto, leva no coração “as igrejas, as margens de Vila Nova de Gaia, o Estádio do Dragão e os Aliados” e deixa-nos a sua citação favorita: “Uma atitude positiva pode realmente tornar sonhos em realidade”.
Primeiro dia de boas-vindas aos estudantes Incoming 2019 de SUNY, 11 Set. 2019


Cara Aguirre, estudante Erasmus+ ICM Incoming, da SUNY, E.U.A., a realizar mobilidade de estudos por 3 meses, encontra-se a estagiar na Quinta do Noval, uma das entidades parceiras da Universidade Portucalense. http://www.quintadonoval.com/en/
O acolhimento de turistas na Quinta do Noval tem sido feito também desde Setembro e até Novembro pela estudante norte-americana do estado de Nova Iorque.