Universidade Portucalense – Infante D. Henrique
Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment
O principal objetivo do projeto Mobilidade Internacional Creditada (ICM) é a consolidação da cooperação entre a UPT e as Instituições de Ensino Superior (IES) fora da União Europeia (UE), em particular, promover a mobilidade dos estudantes “incoming” e a partilha das melhores práticas através da mobilidade de docentes e colaboradores.
15 de dezembro de 2020, das 17h às 19h, pela Dra. Samantha Coyle, da Montclair State University, EUA.
Samantha Coyle – Páginas de perfil – Montclair State University
Tópico: “Avaliação psicológica abrangente dentro das escolas”, destinada a alunos de licenciatura e mestrado da UPT em psicologia.
– Exploração intercultural do stress digital na idade adulta emergente
– Ajuste à pandemia de COVID19 em adultos jovens: análise intercultural de experiências subjetivas e fatores de proteção
– O impacto da pandemia COVID19 na ansiedade social durante a adolescência e a juventude
Consulte aqui
Yetong Zhang, Erasmus+ ICM (International Credit Mobility) estudante da Universidade Jinggangshan, Ji’an, Republica da China, trabalhando em Biodiversidade– Centro Ciência Viva , Porto
Em 2018, a Clínica de Conservação e Restauração da UPT foi solicitada pelos serviços da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva / Museu de História Natural e Ciências da Universidade do Porto para realizar alguns trabalhos de manutenção e restauro de materiais didáticos como réplicas e modelos de peixes, pássaros e soldadinhos que fazem parte da exposição permanente da galeria.
Havia pequenos soldados de resina com fraturas nos pés e uma ou outra situação de desapego ou perda de elementos que foram restaurados na Clínica de Restauração da UPT.
O grupo de animais suspensos, nomeadamente um peixe-dourado, um peixe pulmonado e uma ave aquática, modelados com espuma e cobertos com massas epóxi, apresentavam alguns danos, como por exemplo: pequenas lacunas na asa da ave aquática, e na barbatana da dourada. O dano mais grave foi no peixe-pulmão que apresentava descolamento do corpo na nadadeira peitoral direita e fratura na nadadeira pélvica direita e também falhas na parte terminal do corpo, na cauda e, acima de tudo, lacunas graves nos elementos laterais do aparelho respiratório. O objetivo da intervenção foi estabilizar fisicamente todas as peças, fechando e consolidando as fissuras, reposicionando os elementos fraturados e reconstituindo partes em falta, legitimadas com suporte fotográfico. Toda a restauração ocorreu no museu, já que havia algumas peças inamovíveis.
O trabalho foi realizado por Yetong Zhang, um estudante Erasmus + ICM da Universidade Jinggangshan, em Ji’an, República da China, que fez esse estágio na Clínica e no Museu, enquanto estudou na UPT entre Setembro de 2018 e Fevereiro de 2019.
Estágio realizado pelos os estudantes Yongan Xue. Xiaoxue Chen e Yi Ding no Centro de Conservação e Restauro da UPT, entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020
A intervenção contou com a participação dos alunos Yongan Xue. Xiaoxue Chen e Yi Ding, estudantes Erasmus+ ICM (…) em fase de estágio na Clínica. Coube-lhes, em particular, o trabalho de reconstituição dos elementos em falta, e o reforço estrutural com aplicação de gesso líquido e gaze. De uma maneira geral, a experiência foi muito positiva e mesmo gratificante do ponto de vista da aprendizagem, da transmissão de conhecimentos e do intercâmbio cultural. Os alunos mostraram-se sempre excecionalmente cooperantes e com capacidade de aprender rapidamente, entendendo os processos, executando as tarefas até ao fim e nas sequências adequadas. Desenvolveram certa capacidade crítica e operatória, sugerindo mesmo pequenas alterações de acordo com os problemas que foram encontrando. Mostraram uma extraordinária capacidade de compreensão de todos os processos relacionados com a matéria de estágio, procurando conhecer com clareza a história e a natureza do fabrico e da utilização do gesso, assim como todo o tipo de metodologias e suas variantes, numa perspetiva mais geral das intervenções de conservação e restauro. Demonstraram uma excelente capacidade de se integrar em trabalho de equipa e na interação com o orientador do estágio, com uma grande curiosidade e excelente facilidade de comunicação, trocando voluntariamente experiencias e denotando vontade de conhecer e de se integrar. As diferenças linguísticas e culturais nunca foram impedimento para interagir (…) mas antes um fator de enriquecimento humano e promotor da diversidade no conhecimento.
Desde que vim para os Estados Unidos da América, tenho passado momentos incríveis, conheci novas pessoas que me ajudaram muito, o meu inglês também melhorou muito e aprendi muito sobre esta nova cultura. Tem sido uma grande experiência e mesmo com os altos e baixos tem me levado a excelentes oportunidades para o futuro e agradeço profundamente a oportunidade de estar aqui. Todos os esforços necessários para tornar este projeto possível valeram a pena.
Beatriz Soares
O meu nome é Bruno Teixeira e sou um dos alunos da UPT University que está a estudar nos Estados Unidos da América. A universidade em que estou atualmente, graças ao programa ERAMUS +,chama-se SUNY Potsdam. Essa universidade, localizada no estado de Nova York, é bem grande e um ótimo lugar para se obter conhecimento. A quantidade de trabalho que eles nos dão aqui é bastante intensa, mas aprendi muito com a experiência que estou tendo aqui e até agora e estou a gostar. As infraestruturas são incríveis. Neva muito, mas as residências são grandes e aconchegantes. Existem três restaurantes para escolher e esta universidade tem seu próprio ginásio e piscina. Todo a gente é gentil nesta universidade e já fiz muitos amigos. Esta está a ser uma ótima experiência na minha vida, e eu nunca vou esquecer estes momentos.
Bruno Teixeira
Sou estudante de Gestão de Hotelaria na Universidade Portucalense e estou a estudar nos Estados Unidos na SUNY Potsdam University no programa ICM. Tem sido uma experiência fantástica, mentes muito diferentes daquelas a que estava habituada em Portugal, métodos de ensino diferentes e acima de tudo a exigência é muito mais elevada mas todos os professores e alunos deram-me boas-vindas e está a valer a pena! Aconselho fortemente a todos os interessados nesta experiência, pois certamente mudará a forma como o mundo vem!
Pedro Pinho
Ao abrigo do programa Erasmus + – International Credit Mobility, a estudante norte-americana Cara Aguirre, de 35 anos, natural da Califórnia e a estudar em Nova Iorque, escolheu a Universidade Portucalense para fazer uma experiência de estudo internacional nas áreas do Turismo e da Cultura. Estagiou na Quinta do Noval e sonha “um dia ter uma vinha”.
Em maio do ano passado, Cara visitou pela primeira vez a Universidade Portucalense, para participar na conferência internacional “Climate change and Wine Tourism – the view of experts on Agriculture, Tourism and Wine Tourism”, onde apresentou uma comunicação, na qualidade de estudante da Universidade de Postdam, em Nova Iorque. A hospitalidade que sentiu nesse momento desafiou-a aprender mais sobre a cultura portuguesa. Reconhecida a oportunidade, candidatou-se ao programa Erasmus e chegou à UPT em setembro.
Recorda que encontrou “estudantes muito acolhedores, professores muito atenciosos e um ensino diferente”. Considera que “a educação portuguesa aborda questões práticas, enquanto a educação nos Estados Unidos da América concentra-se mais em trabalhos de investigação, debates e avaliações. Em Portugal, o sistema de ensino prepara os alunos para serem bem-sucedidos na área de trabalho que planeiam trabalhar. Creio que é uma grande vantagem!”
Integrada na licenciatura de Turismo (3º ano), fez um estágio na Quinta do Noval. “Trabalhei com colegas portugueses, o que foi muito importante para mim. Eu queria muito aprender o idioma e esta oportunidade permitiu-me aprender muito sobre a cultura e a história de Portugal”.
Apaixonada pelo Porto, leva no coração “as igrejas, as margens de Vila Nova de Gaia, o Estádio do Dragão e os Aliados” e deixa-nos a sua citação favorita: “Uma atitude positiva pode realmente tornar sonhos em realidade”.
Cara Aguirre, estudante Erasmus+ ICM Incoming, da SUNY, E.U.A., a realizar mobilidade de estudos por 3 meses, encontra-se a estagiar na Quinta do Noval, uma das entidades parceiras da Universidade Portucalense. http://www.quintadonoval.com/en/
O acolhimento de turistas na Quinta do Noval tem sido feito também desde Setembro e até Novembro pela estudante norte-americana do estado de Nova Iorque.
From JINGGANGSHAN UNIVERSITY, China to UPT 1 teacher/staff x 18 days
From UPT to JINGGANGSHAN UNIVERSITY, China 1 teacher/staff x 15 days
From UNIVERSIDADE FEDERAL OURO PRETO, Brazil to UPT 1 teacher/staff x 30 days or 2 teachers x 14 days
From UPT to UNIVERSIDADE FEDERAL OURO PRETO, Brazil 2 teachers/staff x 14 days (1 in 2018 and another in 2019)
From UNIVERSIDADE FEDERAL OURO PRETO, Brazil to UPT 2 students x 10 months 1 student x 7 months
The European HEI best-practices are used to prepare and to monitor student’s mobility.
Emphasis is placed on the incoming flows, with the following purposes:
Selection
Partner HEI selects the students according to a transparent and documented process, following the prerequisites agreed by both institutions.
Students must:
The selection process will take into account:
The first step after selection is to provide the Erasmus+ Student charter setting out the student’s rights and obligations.
After student’s selection, the learning agreement is signed by the student and both HEIs.
UPT sends the acceptance letter to the IRO of sending institution which proves that the student has been accepted at the host institution for a determined period of mobility, under Erasmus+ programme.
The participant grant agreement should be signed between the student and the ICM coordinator where the financial support and payment arrangements are set out. For master projects, the research work plan and the supervisors at both HEIs are defined.
Assistance on visa and insurance is provided by both sending and hosting institutions, although it is student’s responsibility. Housing is sought by the student with UPT’s international relations office help.
For students with special needs, it is mandatory a document that specifically proves the actual status of vulnerability and the host Institution must be informed about any necessary special logistics.
The ICM students study at UPT for a mobility period of 7 or 10 months according to the signed learning agreements. It lasts from middle October 2017 to middle August 2018 or from middle February to middle September 2018.
For master degrees, a final public defense will take place at UPT by the end of the mobility period.
In case the student wants and has permission to extend the period of mobility, with zero grant, he/she must fill a demand for extension, one month before the ending of the mobility.
The transcript of records is issued, guaranteeing the recognition at the home institution of all credits completed at UPT.
Besides, a report of the activities may be issued to recognize informal learning and extra courses as for example, language courses and training and research activities. A certificate of attendance in original version will be given to the student with the dates of the days of mobility. These dates must be in line with the ones established in the contract.
The participant in mobility for studies shall receive an invitation to complete the online EU Survey 30 days before the end of the mobility period. The participant shall complete and submit the survey within 5 days upon receipt of the invitation.
Incoming ICM student must also fill a questionnaire for monitoring his/her mobility at UPT.
Selection
Partner HEIs select the teachers/staff according to a transparent and documented process, following the prerequisites agreed by both institutions.
Teachers must:
The selection process will take into account:
Staff must:
The selection process will take into account:
After teachers/staff selection, the teaching/training agreement is signed by the teacher/staff and both HEIs.
UPT sends the acceptance letter to the IRO of sending institution which proves that the teacher/staff has been accepted at the host institution for a determined period of mobility. The teacher/staff may use it for the visa process.
The grant contract should be signed by the teacher/staff and the ICM coordination where the obligations and rights of the participant are described.
Assistance on visa and insurance is provided by both sending and hosting institutions, although it is teacher’s/staff’s responsibility. Housing is sought by the teacher/staff with UPT’s international relations office help.
For teachers/staff with special needs, it is mandatory a document that specifically proves the actual status of vulnerability and the host Institution must be informed about any necessary special logistics.
UPT ICM Meeting
For incoming staff for teaching/training, UPT organizes an annual Staff meeting together with Erasmus+ International Staff Week for training and teaching purposes where all partners (from Europe and abroad) staff members are invited. It will take place in the last two weeks of April and first week of May 2018.
The meeting programme includes:
The visit to UNIVERSIDADE FEDERAL OURO PRETO, Brazil, will take place in the last three weeks of January 2018.
The visit to JINGGANGSHAN UNIVERSITY, China, will take place in final October and beginning of November 2017.
UPT’s outgoing staff mobility is used to promote the ICM project at the partner HEI (to both students and staff). The agenda includes:
The participant shall complete and submit the EU survey within 5 days upon receipt of the invitation.
He/she must also fill a questionnaire for monitoring his/her mobility at UPT.
Survey to HEIs’ staff about visits to UPT;
Survey to UPT’s staff about visits to HEIs partner;
Survey to Incoming students from HEIs partners at the end of their mobility at UPT;
Publication of ongoing research results.
Flyer about ICM project.
UPT’s newsletters.
Videos about visits both at UPT and HEI partners.
Local or national newspapers.
O projeto de 2017-2019 encerrou a 31 de Julho de 2019 e o relatório final foi submetido no Mobility Tool a 30 de Setembro.
A análise qualitativa do projeto por peritos externos afetos à Agência Nacional Erasmus+ refere: O impacto causado pela implementação do projeto aos nível dos participantes, das IES e ao nível local parece estar demonstrado através das sinergias criadas e através das alterações nas formas de pensar e trabalhar. Apesar de envolver apenas 3 instituições justifica o seu impacto ao nível regional, nacional e internacional como são os casos de conferências, projetos de investigação e um novo mestrado. (…) O reforço e a continuidade da cooperação através de várias estratégias mencionadas, assim como a melhoria das relações e dos procedimentos, foram uma mais valia que se pode considerar uma boa prática.
O relatório final foi aprovado com uma classificação de 84/100 pontos.
I made many discoveries while staying abroad such as in my internship, which was in the Enotourism area because I worked in the wine tourism shop Quinta do Noval, and despite that, I still participated in two volunteer programs, one in Marrakesh at a local school and another at the European Universities Games (EUG 2018) in Coimbra (Portugal). I also developed two projects, both in tourism areas and I was also invited to participate and talk about my experiences and opinion about the Education in Brazil at the conference “Right to Education” made by the students’ law through ELSA, so I can say that I learned many incredible new things during my mobility program and made the most of it.
Paula Maia, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, Brazil
For me this was the first time studying overseas and the first chance to have an internship. Besides, I went to lots of pleasant places and those experiences surely opened my eyes as well made me think more about my future studies and lifestyles. It was a pleasure that I could come here. Thanks!
Meng Ren, estudante da Jinggangshan University, China
Isabel Vaz Freitas, Diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura esteve recentemente na China, no âmbito do projeto “KA107 Erasmus+”, que a Universidade Portucalense está a desenvolver no âmbito dos museus e da identidade cultural.
Incoming Erasmus students from Jinggangshan University (Republic of China), our ICM partner, were among us between March and August 2018. As students in the field of museology, they have collaborated in a joint project of both universities, within the scope of Museums and identity. In the first phase, they cleaned the pieces that were stored in the São João Novo Church, in Porto. Then, they carried out other activities for the achievement of a temporary exhibition, under the supervision of the resident technician of UPT’s Conservation and Restoration Clinic: selecting the pieces and arranging them in display rooms, for the telling of the story of the Steps of the Passion of Christ.
As estudantes Erasmus Incoming da Universidade de Jinggangshan (República da China), nossa parceira ICM, estiveram entre nós entre Março e Agosto de 2018. Sendo da área da museologia, colaboraram num projeto conjunto entre ambas universidades, no âmbito dos Museus e identidade. Numa primeira fase, executaram tarefas de limpeza das peças que se encontravam guardadas na Igreja São João Novo, no Porto. Supervisionadas pelo técnico residente da Clinica de Conservação e Restauro da UPT, levaram a cabo os passos de uma exposição temporária: escolha das peças e seleção e disposição em salas contando a “história” dos Passos da Paixão de Cristo.
O projeto de 2017-2019 encerrou a 31 de Julho de 2019 e o relatório final foi submetido no Mobility Tool a 30 de Setembro.
A análise qualitativa do projeto por peritos externos afetos à Agência Nacional Erasmus+ refere: O impacto causado pela implementação do projeto aos nível dos participantes, das IES e ao nível local parece estar demonstrado através das sinergias criadas e através das alterações nas formas de pensar e trabalhar. Apesar de envolver apenas 3 instituições justifica o seu impacto ao nível regional, nacional e internacional como são os casos de conferências, projetos de investigação e um novo mestrado. (…) O reforço e a continuidade da cooperação através de várias estratégias mencionadas, assim como a melhoria das relações e dos procedimentos, foram uma mais valia que se pode considerar uma boa prática.
O relatório final foi aprovado com uma classificação de 84/100 pontos.
I made many discoveries while staying abroad such as in my internship, which was in the Enotourism area because I worked in the wine tourism shop Quinta do Noval, and despite that, I still participated in two volunteer programs, one in Marrakesh at a local school and another at the European Universities Games (EUG 2018) in Coimbra (Portugal). I also developed two projects, both in tourism areas and I was also invited to participate and talk about my experiences and opinion about the Education in Brazil at the conference “Right to Education” made by the students’ law through ELSA, so I can say that I learned many incredible new things during my mobility program and made the most of it.
Paula Maia, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, Brazil
For me this was the first time studying overseas and the first chance to have an internship. Besides, I went to lots of pleasant places and those experiences surely opened my eyes as well made me think more about my future studies and lifestyles. It was a pleasure that I could come here. Thanks!
Meng Ren, estudante da Jinggangshan University, China
Processo de seleção Estudante Incoming de UF Ouro Preto, Brasil
As docentes Isabel Vaz de Freitas e Helena Albuquerque, do Departamento de Turismo, Cultura e Património, estiveram na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, Brasil, entre 27 de Abril e 12 de Maio de 2019. No âmbito do programa Erasmus + – International Credit Mobility, lideraram várias comunicações e workshops, dirigidos a alunos de várias licenciaturas, na UFOP, e estabeleceram novas parcerias com a Universidade de São Luís do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Federal do Maranhão ( Facebook).
No âmbito do International Credit Mobility (ICM) do Programa ERASMUS+, Rodrigo Meira Martoni, docente da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, deu uma aula aberta sobre Epistemologia do Turismo e apresentou o seu livro “Turismo & Capital” ( Facebook).
A Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, e Universidade Portucalense apresentaram três trabalhos na III Conferência Internacional de Turismo & História – III T&H 2019 – em Faro (Portugal) entre os dias 28 e 29 de março de 2019. A parceria entre as instituições é apoiada pelo programa Erasmus+ ICM e já permitiu que três discentes e um docente realizassem mobilidade internacional.
The Federal University of Ouro Preto and Universidad Portucalense presented three papers at the III International Conference on Tourism & History – III T & H 2019 – in Faro (Portugal) between 28 and 29 March 2019. The partnership between the institutions is supported by the program Erasmus + ICM and has already allowed three students and one teacher to undertake international mobility.
A UPT tem uma parceria com a State University de Nova Iorque in Potsdam, EUA, na área da investigação, desde 2011. Essa Universidade obteve financiamento não europeu para um projeto de mobilidade relacionado com as questões das alterações climáticas e o turismo. Neste contexto, 16 estudantes norte-americanos selecionados pela universidade de origem e 4 professores das áreas do Turismo, Economia e estudos de Território fizeram uma visita à UPT, em maio de 2018. A cidade do Porto foi estudo de caso para apresentarem trabalhos, iniciados nos EUA, sobre alterações climáticas e o turismo, complementando a perceção da cidade/turismo com a perceção durante a própria viagem/visita ao Porto. Esta parceria com a State University of Nova Iorque in Potsdam acabou por ser consubstanciada entretanto, com a aprovação do II UPT ICM (2018-2020) em Junho de 2018. Passa a ser também parceira ICM, tornando assim possível que as áreas de cooperação sejam intensificadas através de mobilidades financiadas de staff e de estudantes, tanto Incoming como Outgoing.
May 22
May 23
Invited Speakers:
May 24
May 25
Visit to Salinas and Eco Museu da Troncalhada – Climate change and Coastal Tourism Visit to Aveiro
May 26
Visit to Guimarães Wine taste and agriculture
May 27
Visit to Amarante
NOTÍCIA PUBLICADA PELA UPT COMUNICAÇÃO
UPT estuda efeitos do clima na produção de vinho/ UPT studies climate effects on wine production
CONFERÊNCIA PRÉVIA AO ICM COM BRASIL
https://conferencias.uportu.pt/index.php/heritagetourism/heritagetourism(2016)-
(março 2019)- CONFERÊNCIA FUTURA INTEGRADA NO ICM COM BRASIL
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