Centros de Investigação
Política de Investigação
A Política de Investigação adotada pela Universidade Portucalense assenta num conjunto de princípios, valores e orientações modelados por uma visão de criação de valor da I&D para a sociedade.
Sendo a produção de conhecimento um dos elementos centrais da missão da UPT, o seu objetivo último é contribuir para o desenvolvimento da comunidade na qual a Universidade se insere, não só no domínio científico e tecnológico, mas também económico, social, cultural e ambiental.
Neste contexto, a aposta na investigação realizada na UPT é encarada como um investimento tendencialmente sustentável do ponto de vista financeiro. Isto significa que, sem descurar o esforço realizado pela própria instituição em termos do apoio à produção de conhecimento, a sua política de investigação aposta fortemente na captação de financiamento externo, tanto através de entidades nacionais e estrangeiras ligadas ao meio científico e tecnológico, como do desenvolvimento de projetos de interface com empresas e outras organizações, designadamente na esfera pública.
O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ESG (Ci-ESG) constitui a entidade reestruturada, em 2011, a partir da fusão dos dois anteriores organismos I&DT da Escola Superior Gallaecia:
- CICRA – Centro de Investigação de Construções Rurais e Ambiente
- CIAD – Centro de Investigação de Arte e Design
O Centro de Investigação de Construção Rural e Ambiental (CICRA), criado em 1999 e aprovado em Conselho Científico em 2002, e o Centro de Investigação em Arte e Design (CIAD), criado e aprovado em Conselho Cientifico em 2005, têm desenvolvido consistentemente investigação científica, prestação de serviços à comunidade e região e consultadoria, nos seus domínios de especialização.
Para além de Projectos de investigação integrados em programas de I&D, nacionais e internacionais, o trabalho metodicamente desenvolvido tem abrangido igualmente conteúdos das unidades curriculares da ESG, como também Investigações realizadas no âmbito de dissertações de Licenciatura, e finalmente Investigação e publicação de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento de docentes da Instituição.
O incremento da produção científica da Escola, a integração de novos Investigadores (alargando o espectro e especialização dos domínios científicos) e a regular articulação das áreas de investigação, determinou a sua reformulação conjunta e a consequente derivação em 3 linhas de Investigação (Research lines) mais definidas.
Centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas, nomeadamente através do apoio institucional a projetos dos seus investigadores e de parcerias com unidades de investigação congéneres nacionais e estrangeiras.
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura.
O Instituto Portucalense de Psicologia (I2P) é uma unidade de I&D dedicada ao estudo da cognição e comportamento nos campos da Psicologia Translacional e Aplicada, com um forte enfoque no alcance da comunidade.
Para atingir a sua missão de promoção e disseminação do conhecimento científico, formação avançada e alcance comunitário, o I2P está organizado em três vectores:
- Produção e Disseminação do Conhecimento Científico
- Divulgação da Comunidade
- Formação Avançada
A par destas quatro unidades existe uma Comissão de Ética para a Saúde, um órgão da Universidade, multidisciplinar e independente, de natureza consultiva, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, honestidade e qualidade nas atuações internas e externas das unidades que integram a UPT, bem como na conduta dos seus membros, em todas as atividades associadas à área da saúde.
Em termos organizacionais, as quatro unidades de investigação bem como a Comissão de Ética para a Saúde integram-se na Reitoria para a Investigação, sendo coordenadas pelo Senhor Reitor, Professor Doutor Fernando Ramos.
Comissão de Ética para a Saúde
A Comissão de Ética para a Saúde é um órgão da UPT, multidisciplinar e independente, de natureza consultiva, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, honestidade e qualidade nas atuações internas e externas das unidades que integram a UPT, bem como na conduta dos seus membros, em todas as atividades associadas à área da saúde e em cumprimento do quadro legal definido no Decreto-Lei n.º 80/2018 de 15 de outubro.