Estudar e Investigar em Portugal

Portugal, uma das nações mais antigas do mundo, viveu mudanças extensas e dinâmicas. Do século XV ao século XVII, as descobertas portuguesas foram responsáveis por importantes avanços na tecnologia, nas ciências náuticas, na cartografia, na astronomia e na construção naval. Cinco séculos depois, Portugal escreve novas páginas da sua história.

O nosso País é a pátria de empresas que desenvolvem algumas das melhores tecnologias que estão impactando o nosso mundo. Alguns exemplos são: As tecnologias portuguesas que permitem aos proprietários de automóveis elétricos serem informados, por mensagem de texto, da necessidade de efetuarem a recarga. Telhas solares que absorvem os raios solares que aquecem a água de casa. A produção da torre eólica de energia limpa mais eficiente do mundo. Software que permite a compra de bilhetes , através do telemóvel.

 

O perfil de Portugal também vai além da inovação. É também reconhecido que alguns dos melhores produtos tradicionais têm o nosso país como berço. Por exemplo, as marcas de vinhos portuguesas e as marcas de azeites estão entre as melhores do mundo.

Mas um país também se define pelo talento de seu povo. Vasco da Gama e Álvares Cabral moldaram a nossa história com a sua bravura na era das descobertas dando “novos mundos ao mundo”. Hoje, e a um nível diferente, Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores de futebol do mundo, José Mourinho, um dos melhores treinadores do mundo, o neurocientista António Damásio, a atriz Daniela Ruah, a famosa fadista Mariza ou a artista plástica Joana Vasconcelos estão moldando a nossa história com o seu talento.

Portugal é também um país seguro, com excelentes infraestruturas logísticas, sistemas de comunicação avançados e um ambiente económico amigável.

Estas são algumas das razões pelas quais muitas empresas líderes mundiais estão a escolher Portugal para investir. Além disso, Portugal não é apenas um bom país para investir, mas também um lugar muito desejável para se viver. Um lugar para visitar e desfrutar. Poderá encontrar aqui um ambiente seguro, ambientalmente responsável, com natureza privilegiada, ricoem  lazer e cultura e com instalações de saúde de alta qualidade. Portugal é abençoado por uma luz solar abundante e temperaturas amenas que, certamente, o vão fazer sentir-se motivado e produtivo.

Mais sobre Portugal!

Portugal tem agora 35% dos jovens de 20 anos matriculados no ensino superior. As políticas públicas estão a investir mais 100 milhões de euros para qualificar a mão-de-obra atual, estimulando a atualização das suas qualificações para os níveis mais elevados. As políticas públicas e os incentivos também estão a incentivar as empresas a contratar mão de obra qualificada. Vários passos têm sido dados para melhorar a experiência académica e profissional da força de trabalho portuguesa ao longo dos anos. Consequentemente, Portugal aumentou a idade da escolaridade obrigatória e desenvolveu um  programa de cooperação internacional entre escolas internacionais de alto nível e universidades portuguesas. Portugal insere-se no restrito grupo de “países de excelência” que contribuem para o top 1% das publicações científicas mais citadas a nível mundial. A população portuguesa é particularmente "competente na língua". Quarenta e dois por cento da população consegue manter uma conversação em, pelo menos, uma língua estrangeira e 23% em pelo menos 2 línguas. A língua mais falada no país é o inglês, seguido do francês e do espanhol.

Portugal é uma República Parlamentar. O presidente é eleito diretamente por sufrágio universal  a cada 5 anos. O poder executivo é exercido pelo Conselho de Ministros. O poder legislativo pertence tanto ao governo como ao Parlamento. Desde 1975, o sistema partidário é dominado pelo Partido Socialista (Partido Socialista) e pelo Partido Social Democrata (Partido Social Democrata). Outros partidos políticos incluem: Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português, CDS / Partido Popular.

Após a adesão à UE em 1986, Portugal beneficiou de um significativo crescimento e desenvolvimento económico ao longo dos anos 90, em grande parte, graças aos fundos atribuídos pela União Europeia, para a melhoria das infra-estruturas do país. Portugal é uma economia moderna onde a indústria de serviços, em particular o turismo, assume um papel cada vez mais importante. Hoje Portugal também faz parte da “área do euro” (União Económica e Monetária). Desde janeiro de 2002, o Euro substituiu o Escudo como moeda nacional.

Embora Portugal seja um país laico, a maioria dos portugueses são católicos romanos e muitos feriados têm um caráter religioso.

Portugal Continental é abençoado com um clima atlântico e mediterrâneo, proporcionando um clima ameno durante todo o ano, sem variações excessivas de temperatura (normalmente entre 10º C no inverno e 30º C no verão).

Voltar ao topo