Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

DURAÇÃO

3 meses

ECTS

20

VAGAS

20

REGIME

pós-laboral

FORMATO

presencial

IDIOMAS

PT

DURAÇÃO

3 meses

ECTS

20

VAGAS

20

REGIME

pós-laboral

FORMATO

presencial

IDIOMAS

PT

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Conteúdos dirigidos para o setor do Turismo/Hotelaria
  • Tendências e desafios futuros da gestão de pessoas
  • Técnicas inovadoras para a retenção de talento na Hotelaria
  • Foco na alta performance na Hotelaria
  • Networking e desenvolvimento de soft skills
  • Experience seminars: casos de sucesso, oradores convidados de referência, visitas externas
Apresentação

A indústria do turismo e da hotelaria é altamente competitiva e dinâmica, exigindo constantemente líderes e gestores qualificados para enfrentar desafios e impulsionar o sucesso organizacional. O Short Master “Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria” surge para colmatar a falta de programas de formação específicos para este setor, oferecendo uma oportunidade única para gestores hoteleiros, profissionais de RH, gestores de equipas e outros interessados na gestão de pessoas adquirirem conhecimentos e habilidades essenciais.

Com um enfoque prático e direcionado, o curso aborda questões críticas, tais como atração e retenção de talentos, liderança, diversidade e inclusão, felicidade e bem-estar no trabalho, fundamentais para a criação de equipas de alta performance e para o sucesso do setor. Através de metodologias de ensino dinâmicas, como estudos de caso reais e exercícios práticos, os participantes serão capacitados para enfrentar os desafios específicos da indústria, melhorar a performance das suas equipas e impulsionar a excelência operacional.

A criação deste curso atende à procura crescente por profissionais qualificados no setor do turismo e da hotelaria, contribuindo para o desenvolvimento de líderes preparados para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado atual.

Porquê escolher este curso?
  • Desenvolvimento de competências na área da liderança, tendo em conta as complexidades apresentadas no local de trabalho e as rápidas mudanças das equipas.
  • Desenvolvimento de competências técnicas na área da gestão de equipas no setor hoteleiro.
  • Domínio de técnicas de retenção de talento no setor do turismo e da hotelaria.
  • Contacto com as melhores práticas de liderança e motivação das equipas.
  • Aquisição de conhecimentos e ferramentas que contribuem para a aumentar a rentabilidade e a produtividade das equipas.
  • Compreensão de técnicas e ferramentas que auxiliam na construção de organizações ágeis, de fácil adaptação ao mercado.
  • Adaptação às constantes mudanças do mercado e das organizações do setor hoteleiro.
  • Aquisição de competências através dos Experience Seminars nos quais serão apresentadas as melhores práticas do setor. Os Experience Seminars podem assumir diferentes formatos, desde a apresentação de casos de sucesso, participação de profissionais na qualidade de oradores convidados de referência no setor, ou vistas externas a locais que contribuam para a aquisição de competências dos participantes e valorização profissional.
Destinatários
  • Gestores hoteleiros e futuros gestores hoteleiros
  • Gestores de empresas de serviços e da área do turismo
  • Gestores de outras áreas profissionais que pretendem ingressar no setor do turismo e da hotelaria
  • Proprietários de pequenas empresas do setor do turismo e da hotelaria
  • Profissionais de gestão de Recursos Humanos
  • Profissionais que liderem equipas no setor do turismo e da hotelaria
  • Profissionais que pretendem progredir para posições de gestão/supervisão
  • Graduados que pretendem complementar a sua formação académica com conhecimentos práticos em liderança e gestão de equipas (apenas com experiência profissional prévia na área comprovada).
Objetivos
  1. Compreender os princípios fundamentais da gestão de talento na indústria do turismo e da hotelaria, incluindo estratégias de atração, recrutamento e integração de talentos.
  2. Identificar e potenciar talentos dentro das organizações, desenvolvendo capacidades para criar programas de formação e desenvolvimento profissional eficazes e avaliar o seu impacto na performance organizacional.
  3. Desenvolver estratégias para promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, reconhecendo a influência da diversidade nas relações de trabalho e os desafios que lhe são inerentes.
  4. Reconhecer a importância do compromisso, da motivação e do engagement na performance das equipas, desenvolvendo competências para definir metas desafiadoras, promover o moral das equipas e aplicar técnicas de mentoria e liderança.
  5. Adquirir competências de liderança para promover a alta performance das equipas, incluindo a definição da identidade organizacional, a criação de indicadores-chave de desempenho e a gestão da inteligência emocional.
  6. Compreender a importância do bem-estar e da felicidade no trabalho, identificando desafios específicos da indústria do turismo e da hotelaria e desenvolvendo estratégias para a construção de relações positivas e colaborativas em contexto organizacional.
  7. Desenvolver práticas de gestão de pessoas alinhadas com os princípios de sustentabilidade, aplicando estratégias eficazes para a construção de culturas organizacionais orientadas para a sustentabilidade.
Horário previsto de funcionamento

Período Letivo:

20 de janeiro a 8 de abril de 2025

Segunda e Terça-feira, das 18h00 às 21h00.

Nota: o horário poderá ser ajustado em função das características do participantes e/ou dos Experience Seminars

Diploma ou Certificado Conferido
  • Será emitido um certificado de frequência aos participantes que tenham frequentado pelo menos 75% do curso.
  • É atribuído um certificado aos participantes que tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares do curso.
Oferta Formativa Pós-Graduada e Avançada
Plano de Estudos 2024/2025 HC ECTS
M1. Gestão e retenção de talento: desafios da hotelaria

16h

4

M2. Estratégias de Gestão da diversidade e da inclusão

12h

3

M3. Técnicas de motivação no sucesso das equipas

12h

3

M4. Liderança para a alta performance

18h

4

M5. Bem-estar e felicidade no trabalho

13h

3

M6. Novos paradigmas da gestão de pessoas na hotelaria: Gestão pela e para a sustentabilidade

10h

3

Número de Horas de Contacto: 81h

Total  de ECTS: 20

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Carla Inácio

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Ana Ferro

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Paulo Vaz

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Débora Lemos

Marília Durão

Coordenadora do Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

Mário Rodrigues

Coordenador do Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria
(pe.grth@upt.pt)

Marília Durão

Coordenadora do Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

Mário Rodrigues

Coordenador do Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master Executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria
(pe.grth@upt.pt)

Investimento
Candidatura 50€
Propina 1050€
Early Bird: 10% de desconto no valor da propina para candidatura realizada na 1ª fase (10/10/2024 a 22/11/2024)
Propina (prestação única - Desconto 3%)

ou
Propina (3 Prestações) 3x350€
1ª prestação no momento da inscrição, 2 prestações até ao dia 5 de cada mês
Nota: Os descontos não são acumuláveis
Condições Específicas de Ingresso
  • Experiência profissional prévia relevante na área do turismo, hotelaria, serviços, gestão de equipas, recursos humanos ou áreas afins.
  • Será valorizado, mas não constitui requisito obrigatório, que os/as formandos/as tenham formação académica prévia em áreas relacionadas com a temática do curso (ex. gestão, gestão hoteleira, gestão de recursos humanos, turismo).
Período Candidatura

1ª Fase: 10 de outubro a 22 de novembro 2024 – Early Bird

2ª Fase: 23 novembro 2024 a 13 de janeiro de 2025

PARCERIAS

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