Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

“Nenhuma dificuldade é superior à nossa determinação de vencer”

O tradicional Jantar de Natal da Universidade Portucalense regressou dois anos após um interregno devido à pandemia, reunindo perto de 200 colaboradores. A celebração ficou marcada pelo discurso de Armando Jorge de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Universidade Portucalense, terminando com a atuação da Tuna Académica.

Armando Jorge de Carvalho começou por “agradecer a toda a comunidade UPT o empenho, a dedicação, a resiliência que permitiram, através de um comportamento exemplar, atravessar uma fase pandémica muito difícil e crítica, cumprindo rigorosamente a nossa missão e demonstrando que unidos conseguimos fazer sempre a diferença”.

Na sua intervenção, em modo de balanço do ano, assinalou factos importantes como o crescimento do ingresso, lembrando o aumento de 50 por cento do número de estudantes registado nos últimos cinco anos, e o facto de hoje a Universidade ter mais de 3500 estudantes em cursos conferentes de grau.

Revelou que foram submetidos para a aprovação da A3ES sete novos ciclos de estudos (duas licenciaturas e cinco mestrados) para possível funcionamento no letivo 2023-2024 e anunciou a assinatura de um acordo com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa que prevê a criação de um polo de investigação na Universidade Portucalense.

“Saber de onde viemos, onde estamos no momento atual e para onde queremos ir a prazo é fundamental para sustentar linhas de atuação. Em jeito de reflexão sobre o nosso passado e presente, considero que, ao longo dos últimos anos, fomos consolidando tudo aquilo a que nos propusemos, apesar das dificuldades e dos inúmeros desafios que tivemos pela frente. De uma forma serena, responsável e séria, ultrapassámos todos os obstáculos, e para isso foi fundamental o querer, a perseverança, o compromisso e a união de esforços, pois o sucesso é sempre fruto de muito trabalho e muita determinação”, sublinhou.

Para o próximo ano, Armando Jorge de Carvalho destacou como desafios o processo de Avaliação Institucional efetuado pela A3ES e a submissão das unidades de investigação para avaliação da FCT. “Estes são dois marcos de extrema importância para a UPT e para os quais temos a estratégia definida e nos temos vindo a preparar”.

Apesar dos desafios, Armando Jorge Carvalho está confiante na superação de todas as metas: “Somos uma comunidade que já demonstrou que sabe mudar e melhorar quando é necessário, ultrapassando qualquer desafio que se apresente pela frente. Conheço bem esta Portucalense, a força da sua alma e a união profunda de que é capaz para ultrapassar qualquer obstáculo e concretizar qualquer sonho. Acredito que nenhuma dificuldade que se nos oponha é superior à nossa determinação de a vencer”.

“Nenhuma dificuldade é superior à nossa determinação de vencer”
Voltar ao topo