Short Master em Gastronomia

DURAÇÃO

7 meses

ECTS

20

VAGAS

24

REGIME

Pós-Laboral

CURSO

Short Master

IDIOMAS

Ambos

O interesse pela gastronomia, que é hoje um fenómeno global, tem crescido exponencialmente em Portugal, tornando-se num dos vetores estratégicos para o desenvolvimento e afirmação do território e do turismo nacional. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. O turismo gastronómico inclui, na sua essência, valores culturais, éticos e sustentáveis, baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade. Este curso apresenta uma proposta integrada nestes contextos atuais e atrativos do turismo atualmente, colocando como conceitos fundamentais a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade, o desenvolvimento local e valores culturais e patrimoniais ligados à gastronomia. O desenvolvimento das matérias envolverá parceiros estratégicos da área e profissionais com grande impacto no mercado. O modelo trabalha muito particularmente as questões do contexto de trabalho.

Este curso tem uma visão holística sobre a gastronomia e apresenta um plano de estudos integrado por módulos, sendo o último de projeto, com vista à aplicação prática e prototipagem de novos produtos ou conceitos nas áreas do turismo gastronómico. O curso contará com uma equipa de académicos e profissionais de renome e experiência consolidada, e tem como objetivos dotar os formandos de competências no domínio do planeamento, da inovação, do marketing e da comunicação digital, assim como desenvolver o pensamento crítico, criativo, inovador e interdisciplinar dos formandos.

O curso permitirá melhorar as competências profissionais dos formandos potenciando a evolução nas respetivas carreiras e a requalificação para o início de outras carreiras na área da Gastronomia.

O público-alvo preferencial serão profissionais ligados ao setor da restauração, hotelaria ou empreendedores em áreas do turismo, hotelaria e outras conexas que desejem apostar na profissionalização do seu serviço ou a criar a sua própria empresa. Destina-se, também à capacitação de outros públicos, como foodies, jornalistas ou potenciais investidores no setor.

O curso tem como objetivos globais dotar os formandos de competências especializadas e profissionais avançadas no domínio do planeamento, da inovação, do marketing e da comunicação digital na área de Gastronomia. Pretende, ainda, desenvolver o pensamento crítico, criativo, inovador e interdisciplinar dos formandos e orientar a formação para a criação de novos projetos na área de Gastronomia. O curso contará com uma equipa de académicos e profissionais de renome e experiência consolidada que promoverão um contacto especializado com os estudantes

Período Letivo:

9 de Janeiro de 2023 a 12 de Julho de 2023

Segunda e Terça-feira das 18h30 às 21h30.

 

Excecionalmente poderão ocorrer seminários e visitas de estudo fora deste horário, embora qualquer outra marcação esteja sujeita a acordo prévio com os estudantes.

Diploma de Short Master em Gastronomia (20 ECTS) dependente da aprovação em todas as unidades curriculares e entrega do projeto final.

Certificado de frequência de Short Master em Gastronomia.

Certificado de frequência por unidades curriculares.

Área Científica ECTS
Obrigatórios
ECTS
Opcionais
HP
História e Património
2
-
HR
Hotelaria e Restauração
18
-
Plano de Estudos 2022/2023 Área Científica ECTS
Culinária e Tecnologia Alimentar
HR
2
Cultura e Património Gastronómico
HP
2
Enogastronomia
HR
2
Inovação Culinária
HR
2
Marketing e Comunicação Digital
HR
2
Nutrição
HR
2
Projeto
HR
4
Sustentabilidade Ambiental
HR
2
Turismo Gastronómico
HR
2
Plano de Estudos
2022/2023
Área Científica ECTS
Aconselhamento ao consumidor
HR
2
Enogastronomia
HR
3
Gestão de armazenamento e serviços do vinho
HR
2
Mercados do Vinho: comercialização e marketing
HR
2
Património e Enoturismo
HR
3
Regiões Portuguesas Vitivinícolas
HR
2
Seminários
HR
0
Vinhos no Mundo
HR
2
Viticultura e tecnologia enológica: processo de produção da vinha ao engarrafamento
HR
3

Numa relação direta com o DTPC/ Departamento Turismo, Património e Cultura, o REMIT/ Research on Economics, Management and Information Technologies assente numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar visa responder aos desafios sociais através de uma abordagem holística envolvendo um vasto leque de áreas científicas como a Economia, a Gestão, a Ciência, a Tecnologia, o Turismo, o Património e a Cultura. Assente na produção de conhecimento científico avançado, o REMIT tem um foco especial na sua aplicação à resolução de questões e desafios reais, sob duas dimensões:

  • a compreensão do ambiente local, nacional e internacional;
  • o desenvolvimento de actividades orientadas para o exercício profissional, nomeadamente no mundo empresarial.

COORDENAÇÃO

CONTACTOS

Renato Cunha

renatoc@upt.pt

Helena Albuquerque

helenaa@upt.pt

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Gastronomia

Gabinete de Ingresso

Atendimento online: ingresso@upt.pt

(+351) 800 270 201

CANDIDATURA

100€

1 PRESTAÇÃO

1500€

7 PRESTAÇÕES

215€

ACRESCE SEGURO ESCOLAR

Profissionais da área.

Licenciatura em áreas diversas. 

De acordo com o Quadro Europeu de Qualificações: nível 3 ou superior

Período de candidaturas:

até 15 de dezembro 2022

Voltar ao topo