A Universidade Portucalense acolheu a 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo nos dias 21 e 22 de setembro, um evento que reuniu académicos, profissionais e investigadores provenientes de mais de 40 países.
A conferência abordou questões como a importância dos ecossistemas de inovação como impulsionadores das exportações e do crescimento económico, bem como das políticas públicas para atrair investimento estrangeiro direto e alavancar as exportações.
Na sessão de abertura, Eurico Brilhante Dias, docente do ISCTE Business School e antigo Secretário de Estado da Internacionalização, defendeu que “a educação e o conhecimento são essenciais para a criação de um ecossistema de inovação”.
“Hoje, Portugal tem uma economia baseada no conhecimento, muito impulsionada pelo investimento direto estrangeiro, estando a competitividade do país alicerçada no conhecimento, no talento e no ecossistema de inovação. Portugal está a exportar mais valor e a criar mais oportunidades para os cidadãos.”
A 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo foi presidida por Fernando Moreira, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia, e Shital Jayantilal, diretora do Departamento de Gestão e Economia.