A Universidade Portucalense recebeu a XIII Conferência Internacional de Campus Virtual nos dias 25 e 26 de setembro, organizada pelo docente Fernando Moreira, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia. Em análise estiveram os modelos de ensino que a pandemia da Covid-19 suscitou e a internacionalização da educação.
Considerou-se que a integração da tecnologia no ensino universitário, apesar de apresentar um progresso, tem ainda desafios pela frente, e que os modelos de ensino adotados pelas universidades enfrentam uma transição para abordagens mistas, como a aprendizagem combinada ou híbrida.
Abordou-se também a internacionalização da educação, como uma oportunidade para a criação de redes de colaboração, oportunidades de mobilidade virtual, espaços de trabalho partilhados e laboratórios virtuais remotos, entre outras possibilidades educacionais.
Destacou-se ainda o crescimento progressivo dos sistemas de ‘e-learning’ num contexto em que as arquiteturas web, cada vez mais complexas, são desenvolvidas e integradas nos sistemas de gestão corporativa, concluindo-se que esta evolução envolve, para além da integração de dispositivos, tecnologias móveis, computação em nuvem e simuladores, entre outros.