A Universidade Portucalense participou na Semana Mundial da Literacia Mediática e Informacional, promovida pela Fundação Livraria Lello, que decorreu em outubro, no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.
Nesta iniciativa orientada pela missão de “capacitar as pessoas a ler o mundo”, a Universidade apresentou duas comunicações: “Literacia Financeira – Todos podemos ser Investidores!”, de Maria do Rosário Correia, e “O perigo juridicamente relevante da falta de literacia financeira na contratação bancária”, de Maria Emília Teixeira.
Maria do Rosário Correia, docente do Departamento de Economia e Gestão, partilhou conhecimentos sobre economia e finanças que, a seu ver estão esquecidos no percurso escolar, resultando numa vida adulta com dificuldades ao nível das finanças pessoais. Neste workshop, foram identificadas as vantagens de poupar e investir, descrevendo as primeiras etapas destes processos e analisando os erros comportamentais mais frequentes.
Maria Emília Teixeira, docente do Departamento de Direito, abordou as questões mais recorrentes nos tribunais portugueses, com agravo para os cidadãos envolvidos, decorrentes da celebração de contratos bancários sem o conhecimento cabal dos termos jurídicos utilizados no clausulado e das consequências daí resultantes para os cidadãos.