Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A Sustentabilidade precisa de ir mais longe

No âmbito do projeto Cultura@Portucalense, decorreu no dia 28 de novembro as “Talks: Sustainability Works”, com a apresentação de dois casos de estudo: a Energaia – Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto e a Amorim Cork Ventures, que demonstraram como têm desenvolvido formas de gestão e uso inteligente dos recursos. 

Rui Ferreira, da Energaia, partilhou como a empresa, através do “Pacto de Autarcas para o Clima e Energia”, que engloba a mitigação, a adaptação e a transição energética, tem conseguido obter resultados significativos em vários municípios portugueses. 

Paulo Bessa, da Corticeira Amorim, explicou como a mais antiga empresa corticeira do mundo (fundada em 1870), tem contribuído para a maximização do valor dos recursos, através da diversificação dos produtos, empenhando-se na construção de um futuro sólido e dinâmico, tendo a sustentabilidade como principal referência e estando a sua estratégia alinhada com os 12 objetivos do desenvolvimento sustentável.

Concluiu-se que a sustentabilidade precisa de ir mais longe, de forma a repor os recursos, utilizá-los conscientemente e encontrar também formas alternativas de energia.

A Sustentabilidade precisa de ir mais longe
Voltar ao topo