Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Projetos respondem às necessidades da Sociedade

De 21 a 24 de novembro, cerca de 300 estudantes da Universidade Portucalense apresentaram 80 ideias de negócio a um painel constituído por 21 gestores e empresários portugueses.

Num ‘pitch’ de três minutos, os estudantes tiveram que conquistar a atenção e a confiança dos jurados para a concretização da ideia de negócio. Esta iniciativa foi organizada no âmbito da unidade curricular de “Empreendedorismo”, que integra o plano curricular de várias licenciaturas.

Júlio Faceira, docente coordenador da iniciativa, realça “o pioneirismo da Universidade Portucalense e o exemplo que dá ao mundo científico com a criação da unidade curricular de Empreendedorismo”, que “reforça o pensamento crítico, a capacidade de resposta a problemas complexos, a determinação, o foco, o alinhamento, o trabalho em equipa, a resiliência e a maturidade e consistência das decisões dos estudantes”.

As ideias de negócio expostas incidiram nas áreas social, ambiental, tecnológica, serviços, economia circular e industrial, e estiveram alinhadas com as principais tendências da sociedade: redução da pegada de carbono, economia circular, combate à pobreza, redução das desigualdades sociais, economia da partilha, combate ao assédio, discriminação, ‘burnout’, resposta a pessoas com necessidades especiais e envelhecimento ativo.

Júlio Faceira destaca a “inegável aplicação e entusiasmo dos jovens empreendedores” que apresentaram “projetos de elevada qualidade, consistência, maturidade, alguns dos quais apetecíveis para os investidores”.

Relativamente à avaliação do júri, refere que “a generalidade dos avaliadores externos já tinha avaliado os empreendedores nos quatro anos anteriores, pelo que o seu grau de exigência, foco no mercado e nos resultados, incluindo os financeiros, foi importante para a qualidade das suas avaliações, das suas recomendações, das suas perspetivas de análise e das motivações que induziram nos nossos empreendedores”.

Ressalva “a felicidade de ter muitos alunos implicados, focados, entusiasmados, motivados e em aprendizagem permanente”. Por fim, considera que “o trabalho em equipa da Direção do Departamento de Economia e Gestão, dos coordenadores de licenciatura e dos docentes envolvidos foi fundamental para concretizar os resultados que estamos a obter”.

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