Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Mais de 300 participantes reunidos no PIN Porto Summit 26

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), o autismo, a regulação emocional na adolescência e o impacto das tecnologias digitais estiveram no centro do debate do PIN Porto Summit 26 – “Neurobiologia do Comportamento”, que reuniu mais de 300 participantes na Universidade Portucalense, nos dias 15 e 16 de maio.

Entre os oradores internacionais convidados estiveram Paul Gilbert e Samuele Cortese. Paul Gilbert, professor e investigador da University of Derby, fundador da Compassion Focused Therapy e da The Compassionate Mind Foundation, abordou o papel da “Terapia Focada na Compaixão nas perturbações do neurodesenvolvimento”. Reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido nas áreas da psicoterapia e da regulação emocional, o investigador centrou a sua intervenção na aplicação clínica desta abordagem terapêutica.

Já Samuele Cortese, professor e investigador da University of Southampton, da New York University e da Universidade de Bari, apresentou a recente evidência científica sobre os tratamentos da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, área em que é reconhecido como uma das principais referências internacionais na investigação das perturbações do neurodesenvolvimento, presidindo ao Grupo Europeu de Orientações para a PHDA.

O programa incluiu conferências, mesas-redondas e workshops especializados, promovendo a discussão de temas como a intervenção precoce, a genética e o autismo, as dificuldades de aprendizagem e a saúde mental em contexto escolar. A componente prática foi complementada por experiências de realidade virtual aplicadas à saúde mental, permitindo aos participantes contactar com novas ferramentas de intervenção e promoção do bem-estar psicológico.

O PIN Porto Summit 26 foi organizado pelo PIN – Partners in Neuroscience, em parceria com o Departamento de Psicologia e Educação.

Mais de 300 participantes reunidos no PIN Porto Summit 26
Voltar ao topo