A Universidade de Portucalense, representada pelas docentes e investigadoras Isabel Freitas e Makhabbat Ramazanova, participou na 1ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Regional Sustentável na Ásia Central, que decorreu na Universidade de Narhoz, Almaty, no Cazaquistão, nos dias 11 a 12 de maio.
Neste evento, organizado pela Associação Internacional de Ciências Regionais (RSAI), em parceria com a Universidade de Narhoz e a Universidade de Portucalense, participaram 70 investigadores e especialistas internacionais em desenvolvimento regional sustentável.
A Universidade Portucalense apresentou um estudo preliminar intitulado “Urban Cultural Heritage and Tourism for Regional Development through Stakeholder Value Creation: The case of Turkestan (Kazakhstan) and Guimarães (Portugal)”.
O principal objetivo desta investigação é identificar os instrumentos de planeamento e gestão utilizados para a conservação e proteção do património cultural, com especial ênfase nos ‘stakeholders’ externos e internos destas duas cidades históricas que partilham um rico património histórico e valor cultural.
O estudo afirma que “a criação de valor pelos ‘stakeholders’, orientada para a conservação e proteção do património, visa mitigar ou facilitar respostas adaptativas a ameaças e riscos significativos para o património cultural, ao mesmo tempo que promove o turismo cultural para o desenvolvimento regional”.