Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

O Caminho de Santiago: passado e futuro

No âmbito de um protocolo de cooperação com o Instituto Europeu de Estudos Superiores, a Universidade Portucalense, através do projeto Cultura@Portucalense, realizou o Seminário “O Caminho de Santiago: passado e futuro”, no dia 25 de maio, no Auditório do Instituto Europeu de Estudos Superiores, em Fafe.

Desde 2017 que investigadores das duas instituições desenvolvem um projeto de investigação sobre a acessibilidade universal aplicada ao Turismo e ao Património, com destaque para o Caminho Português de Santiago.

Fátima Matos Silva (Coordenadora do projeto Cultura@Portucalense) e Isabel Borges (Diretora da Escola Superior de Tecnologias de Fafe) apresentaram a evolução e a projeção para o futuro deste tema de grande importância para o Porto e Norte e estratégico para os seus territórios, com a comunicação “Acessibilidade Universal no Caminho Português de Santiago e outros patrimónios: passado e futuro”.

Miguel Pazos Otón, da Universidade de Santiago de Compostela, falou dos “Desafios da sustentabilidade do Turismo e dos Caminhos de Santiago no Noroeste Peninsular”. Maria da Graça Sanches, do Centro de Estudos Jacobeus, contribuiu com a análise das estruturas de acolhimento aos peregrinos através dos tempos e Nuno Rodrigues, da Câmara Municipal de Barcelos, encerrou com “os argumentos – peregrino, autenticidade e hospitalidade – que valorizam o Caminho Português de Santiago”.

O Caminho de Santiago: passado e futuro
Voltar ao topo