José Luís Carneiro foi o orador do Ciclo de Seminários “Os Caminhos do Desenvolvimento”, no dia 26 de julho, abordando o tema: “Os riscos à segurança europeia e a nova arquitetura da fronteira externa portuguesa”.
Num tempo de crescente complexidade geopolítica, marcado pelas guerras na Ucrânia e no Médio-Oriente, o ex-ministro da Administração Interna e atual deputado à Assembleia falou sobre os riscos à segurança na Europa, com o aumento do tráfico de armas e de seres humanos.
Sublinhou, em particular, o tráfico de droga como um dos crimes que mais tem aumentado e defendeu um reforço e cooperação europeia para combater este fenómeno que afeta a segurança e se constitui como um problema de saúde pública.
José Luís Carneiro alertou para o facto de uma parte significativa da segurança coletiva estar relacionada com os comportamentos individuais, exemplificando com os números elevados da sinistralidade rodoviária nas estradas portuguesas (479 óbitos em 2023), que estão relacionados com a velocidade, álcool e uso de telemóvel.