Especialistas internacionais e nacionais, de vários setores, participaram, no dia 10 de abril, no “Summit de Marketing Relacional – Sustentabilidade”, que apresentou quatro painéis de debate – “Essencial”, “Emocional”, “Moda” e “Qualidade”.
Brian P. McCullouh (Texas A&M University), Pedro Lago (Sonae MC), Graça Borges (Super Bock Group), Bruna Rodrigues (Fidelidade), Liliana Silva (Zara/Grupo Inditex), Regina Guerner (Salsa Jeans), Cristina Oliveira (Aromáticas Vivas) e Paula Amaral Mendes (Bel Lacticínios) foram os oradores convidados.
As empresas presentes coincidiram na importância do relacionamento com o consumidor e da sustentabilidade como fundamentais para o negócio. A Sonae MC encara a gamificação como um conceito que ajuda na sensibilização dos consumidores para os problemas ambientais. O grupo Inditex mostra como os colaboradores da loja da Zara de Santa Catarina cuidam de um jardim. A Salsa apresenta um projeto inovador para reciclar e reajustar roupas antigas. A Aromáticas Vivas partilha como se desenvolve um projeto de negócio em que a sustentabilidade é indispensável e a Bel Laticínios apresenta o Programa Leite de Vacas Felizes, que valoriza e diferencia a origem açoriana.
Para o investigador norte-americano Brian P. McCullough, cabeça de cartaz do evento, o desporto e o ambiente têm uma relação bidirecional: “O desporto impacta o ambiente e o ambiente impacta o desporto, por isso as decisões das organizações devem ter em conta o impacto ambiental da indústria desportiva e a possibilidade de ajudar na mudança comportamental do adepto quanto a um futuro mais sustentável”. Neste sentido, defendeu o envolvimento do adepto nas temáticas da sustentabilidade, integrando-o em experiências e aperfeiçoando as iniciativas para se obterem resultados no retorno sobre o investimento.