Eduardo Cintra Torres, docente, investigador e jornalista, inaugurou o Ciclo de Seminários “Os Caminhos do Desenvolvimento” no dia 12 de abril, com o tema “O Cartaz na História da Publicidade em Portugal”.
Neste seminário, Eduardo Cintra Torres partilhou a investigação realizada no âmbito da história publicitária portuguesa, apresentando a evolução gráfica e estética da publicidade, integrando-a no contexto cultural e social do país.
Do pregão, a mais antiga forma publicitária que se conhece, passando pelos letreiros, cartazes, anúncios e às atuais redes sociais, Eduardo Cintra Torres fez uma retrospetiva da publicidade em Portugal até aos dias de hoje.
Para o investigador, é na mudança do milénio, com o aparecimento do digital e da internet, que o paradigma da publicidade muda radicalmente: “O spot publicitário, como era chamado, foi destronado pelas redes sociais, que tornou a publicidade mais agressiva e descontrolada. As agências publicitárias perderam relevância, a imprensa entrou em crise e a atenção dos consumidores virou-se para os ‘influencers’.”