Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A importância da “competência reflexiva”

Patrícia Rosado Pinto partilhou a sua vasta experiência pedagógica e académica quando desempenhou o cargo de Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, na primeira sessão do Ciclo de Conferências sobre Inovação Pedagógica, no dia 3 de abril.

A docente começou a intervenção por clarificar os conceitos de formação e de desenvolvimento profissional, dando pistas sobre como promover um desenvolvimento profissional eficaz, e identificou as competências do docente do ensino superior, realçando a importância da “competência reflexiva”, que engloba a capacidade de ser competente, ser consciente da sua competência e ser capaz de a ensinar aos outros.

Patrícia Rosado Pinto partilhou exemplos de iniciativas na área da inovação pedagógica, no âmbito da “Plataforma estratégica da Nova”, e defendeu a importância de “construir um referencial comum e partilhado, de conhecer outras experiências e contextos internacionais, de estabelecer parcerias e de fazer um caminho devagar”.

A sessão contou, ainda, com a presença de Manuel João Costa, Pró-Reitor da Universidade do Minho para a área dos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, que reconheceu o compromisso da Universidade Portucalense na valorização do ensino e da inovação pedagógica.

A próxima sessão do III Ciclo de Conferências, agendada para o dia 22 de maio, terá como oradora Adelina Moura, investigadora da Universidade de Coimbra, que irá abordar os temas da gamificação e inteligência artificial na aprendizagem. Na última sessão, a 12 de junho, Vânia Carlos, docente da Universidade de Aveiro, apresentará exemplos de ambientes flexíveis de aprendizagem, refletindo sobre o modo como articular as dimensões do espaço, da pedagogia e da tecnologia.

A importância da “competência reflexiva”
Voltar ao topo