A reabilitação urbana da habitação social na área metropolitana do Porto foi o mote de uma Aula Aberta com o arquiteto Nuno Abrantes, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo.
Responsável pela reabilitação de vários edifícios de habitação económica, de norte a sul do país e com vários prémios, Nuno Abrantes apresentou as obras que, a seu ver, “contribuíram para a integração urbana dos bairros e elevar a autoestima dos seus habitantes”.
O arquiteto explicou que a reabilitação da habitação social está a torná-la “mais inclusiva e eficiente”. A incorporação de melhorias técnicas e a instalação de painéis solares, de forma a obter um melhor desempenho energético, reduzindo o consumo e melhorando o conforto térmico, são algumas das medidas que estão a contribuir para a mudança da representação desta habitação na malha urbana.
Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de fazer uma reflexão crítica sobre o desenho dos espaços públicos exteriores dos bairros sociais, destacando a sua importância para a valorização social do ambiente construído.