A arte, a tecnologia e a arquitetura estarão em debate no dia 5 de junho, na mesa-redonda “A Arte do Futuro ou o Futuro da Arte II: a IA na Arte Digital” (14h30) e na inauguração da exposição “EM CURSO: Artefactos Pedagógicos” (17h).
Promovida pela Cultura@Portucalense e pelo Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia (DAMG), a iniciativa convida investigadores, docentes e profissionais a refletirem sobre o impacto da Inteligência Artificial nos processos criativos e a redefinirem o papel da arte num contexto marcado pela rápida evolução tecnológica.
A sessão de abertura contará com as intervenções de Fernando Ramos, Reitor da Universidade Portucalense, Mariana Correia, diretora do DAMG, e Fátima Matos Silva, coordenadora da Cultura@Portucalense.
A mesa-redonda será moderada por Ivo Teixeira, coordenador e docente da Licenciatura em Multimédia e Artes, e por Emília Simão, reunindo como oradores Raul Faria, da Damnworks, Daniel Brandão, da Universidade do Minho, e Hernando Urrutia, da Universidade Portucalense.
O programa integra ainda a apresentação do livro “Arts, Spirituality and Religion”, editado por Fátima Matos Silva e Emília Simão. A publicação reúne contributos de 16 investigadores e explora as relações entre arte, espiritualidade e religião em diferentes contextos culturais, históricos e mediáticos, evidenciando a diversidade de abordagens e perspetivas sobre estas temáticas.
A exposição “EM CURSO: Artefactos Pedagógicos”, patente nos Passos Perdidos da entre 5 e 25 de junho, apresenta trabalhos e experiências pedagógicas que evidenciam os processos de ensino, aprendizagem e experimentação desenvolvidos no âmbito da arquitetura e do urbanismo.
CARTAZ
