Leandro Almeida, Professor Catedrático da Universidade do Minho, foi o orador convidado da Conferência “Permanência e Sucesso no Ensino Superior: Porquê o foco nos estudantes do 1° ano?”, no dia 30 de outubro.
Para o docente que estuda a adaptação e o sucesso académico no Ensino Superior, os estudantes do primeiro ano apresentam elevadas taxas de desadaptação, insucesso e abandono, que estão relacionadas com as dificuldades ao nível da autonomia, da aprendizagem e da inadaptação ao curso escolhido.
Neste contexto, o Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses sugere que as Instituições de Ensino Superior tenham um papel central na criação de condições de sucesso dos caloiros. Entre as medidas sugeridas, destacou a adoção de processos ativos de aprendizagem, a criação de programas de mentorado e de acolhimento, a sensibilização para a adoção de bons hábitos de saúde, a promoção de atividades de desenvolvimento do sentido de pertença, como o voluntariado, a integração em projetos de investigação e a mobilidade internacional, entre outras medidas.
Leandro Almeida enfatizou, ainda, que um diploma do Ensino Superior continua a ser um fator protetor de emprego qualificado.
A conferência decorreu no IV Ciclo de Conferências sobre Inovação Pedagógica, organizado pelo Gabinete de Inovação Pedagógica.