José Júnior, 21 anos, estudante da licenciatura de Relações Internacionais, é voluntário na associação “O meu lugar no Mundo”, desde o ano passado, onde apoia crianças do 2º ciclo do ensino básico nas suas atividades escolares, esclarecendo dúvidas e ajudando na resolução dos exercícios.
Com esta experiência, que nasceu de uma vontade de aplicar o tempo livre a favor dos outros, está a contribuir para a aprendizagem de várias crianças, que já se habituaram à sua boa-disposição e humor.
Júnior, como é conhecido, acredita que realizar ações de voluntariado é uma experiência única, que faz a diferença na vida das pessoas e abre portas a novas amizades. Na Associação conheceu estudantes de Erasmus, com quem hoje viaja e “constrói memórias”.
Nascido na Guiné-Bissau, vive em Portugal desde 2009. Revela que a sua adaptação a uma nova cultura não foi fácil. Contudo, hoje, sente-se totalmente integrado. Escolheu a licenciatura em Relações Internacionais, por ser um curso de “banda larga” que permite adquirir várias competências, e encontrou na Universidade Portucalense uma casa.
No futuro, Júnior ambiciona uma carreira diplomática nas instituições europeias ou no seu país, ainda que não “feche a porta” a oportunidades nos negócios. Sonha com uma “vida estável, ajudando o próximo”. Tem como lema de vida: “O trabalho duro recompensa. Sem trabalho não há conquistas. É necessário esforço e dedicação para conquistarmos grandes feitos.”