Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Estudantes estudam cultura do carrilhão na Bélgica

No início de novembro, os estudantes da licenciatura de Turismo e do Mestrado em Turismo e Hospitalidade participaram no BIP “Sustainable Living Heritage Tourism Experiences: The Carillon Culture of Mechelen”, promovido pela Thomas More University of Applied Sciences, na Bélgica.

A iniciativa procurou, através da metodologia “Design Thinking”, tornar a cultura do carrilhão, em Mechelen, acessível a um público mais vasto, assegurando a salvaguarda, valorização e sustentabilidade deste património. Nesse sentido, os estudantes, divididos em oito grupos, aprofundaram diversos pilares de sustentabilidade, através de um plano que combinou aulas presenciais, atividades práticas e visitas de estudo a Mechelen e Leuven. O resultado foi a apresentação de soluções inovadoras para promover e preservar a cultura do carrilhão.

Além da Universidade Portucalense, participaram neste desafio a Budapest Business School (Hungria), Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (Estónia), da Haaga-Helia University of Applied Sciences (Finlândia), da Inholland University of Applied Sciences (Holanda) e da Kaunas University of Applied Sciences (Lituânia), além da instituição organizadora.

“Para além do impacto académico e científico, a participação neste BIP revelou-se fundamental para o desenvolvimento social e pessoal dos alunos, que tiveram a oportunidade de trabalhar em parceria com colegas de diferentes países e contextos culturais. Estas experiências proporcionam aprendizagens práticas e multidisciplinares essenciais para os futuros profissionais de Turismo, ao mesmo tempo que fortalecem o ‘networking’ e o espírito de colaboração internacional entre as universidades”, afirma Helena Albuquerque, a docente do Departamento de Turismo, Património e Cultura que acompanhou este projeto ‘in loco’.

Estudantes estudam cultura do carrilhão na Bélgica
Voltar ao topo