Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

“A Turquia tem um papel a desempenhar na promoção da paz”

No dia 24 de maio, o embaixador da Turquia em Portugal, Murat Karagöz, participou na Conferência “Diplomacia e Negociação: desafios e oportunidades no século XXI”, organizada pelo Instituto Jurídico Portucalense (IJP) em parceria com o Instituto Português de Relações Internacionais Universidade Nova de Lisboa (IPRI).

O Embaixador defendeu que a única solução para a falta de confiança no outro, a nível internacional, é o diálogo e a negociação, pelo que é importante a promoção das interações entre os Estados. 

“É fundamental que os representantes se encontrem, apertem as mãos e almocem juntos. Esta é a única forma de encontrarmos soluções conjuntas para problemas que afetam toda a Humanidade. A diplomacia deve ser utilizada em todo o seu potencial, porque o custo da guerra é sempre maior do que o seu benefício. A guerra nunca tem vencedores e a paz nunca tem vencidos”, explanou.

Sublinhou o facto de “Portugal e a Turquia terem mais aspetos em comum do que se pode assumir inicialmente, desde logo porque ambos ocupam as extremidades da Europa”.

Para Murat Karagöz: “A Turquia, pela sua localização, história e laços, precisa de ter uma política externa de 360 graus, o que explica ter a quinta maior rede diplomática do mundo e encetar tantos esforços na promoção da mediação para a paz, até porque a maior parte dos conflitos ocorre em Estados que pertencem à Organização para a Cooperação Islâmica, à qual a Turquia pertence, e este assunto tem que ser pensado seriamente. A Turquia tem um papel a desempenhar na promoção da paz nesse quadro também”.

Participaram na Conferência “Diplomacia e Negociação: desafios e oportunidades no século XXI”, Sónia Sénica, Investigadora do IPRI, Joana Gaspar, diplomata e coordenadora do Centro de Análise e Estudos Estratégicos do Instituto Diplomático, e Daniel Marcos, professor na Universidade Nova de Lisboa e investigador do IPRI, no painel “O papel das negociações diplomáticas na política internacional”. A moderação esteve a cargo do docente André Matos.

“A Turquia tem um papel a desempenhar na promoção da paz”
Voltar ao topo