Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A importância das relações no mundo atual

Numa época em que a automatização e a inteligência artificial são temas dominantes, o Summit de Marketing Relacional trouxe à discussão a importância do Marketing Relacional, no dia 23 de maio.

Para Hugo Ribeiro da Silva, CEO da XRS Holding (concessionário do Centro Porsche Porto e do Centro Porsche Braga), é muito importante a relação próxima com os clientes. Num tempo marcado pelo digital, o gestor defende o relacionamento interpessoal: “Temos que nos especializar em comportamento de consumidor; é importante saber como um cliente pensa e esse comportamento só se conhece com o contacto”. 

No domínio do Psicologia Social, Roy Baumeister, docente na The University of Queensland e Presidente da International Positive Psychology Association, falou sobre a importância do autocontrolo nos relacionamentos e apresentou estudos que confirmam que o ser humano pensa muito mais no futuro que no passado, reforçando o significado da força de vontade nas muitas decisões que toma ao longo do dia. 

Já Francisco Espregueira Mendes, advogado da Telles, responsável pelo maior contrato desportivo da história do desporto mundial, abordou o fator confiança na negociação.

Por fim, o arquiteto Manuel Ventura, CEO da Ventura + Partners, autor do projeto que colocou um edifício portuense “Essenza” entre os oito mais bonitos do mundo em 2022, fez uma breve passagem pela história da arquitetura e deu exemplos de obras realizadas onde o enquadramento é essencial para uma relação harmoniosa do espaço e da vivência do ser humano. 

Para Ricardo Roseira Cayolla, docente do Departamento de Economia e Gestão, “há uma importância acrescida dos relacionamentos, num período de intensas transformações nas formas de interação e contacto que se estabelecem na sociedade, principalmente dentro das empresas”.

“Independentemente da área de negócio, os relacionamentos são muitíssimo importantes para as empresas pela capacidade de afetarem, de forma direta, a faculdade de alcançar os seus objetivos mantendo uma vantagem competitiva. O significado dos relacionamentos para as empresas traduz-se em clientes mais satisfeitos, parceiros de negócios confiáveis, funcionários motivados e comprometidos, concorrentes respeitados e colaborativos, refletindo-se numa responsabilidade social para com a comunidade”, acrescenta.

A importância das relações no mundo atual
Voltar ao topo