Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

“A Saúde é um investimento e não um custo”

“A Saúde é um investimento e não um custo”

“A pandemia demonstrou que a Saúde deve ser um investimento e não um custo”, começou por defender o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, no Ciclo de Seminários “Os Caminhos da Humanidade”, no dia 13 de maio.

Miguel Guimarães alertou que “Portugal é o segundo país da Europa, a seguir à Hungria, com a percentagem mais elevada de necessidades de saúde não satisfeitas”, nos últimos dois anos, evidenciando a concentração da atuação do Serviço Nacional de Saúde no combate à doença da Covid-19.

Para o bastonário, estes números revelam que a resposta à crise sanitária teve um “efeito dramático” na saúde dos portugueses, ao impactar no adiamento de cuidados hospitalares, cirurgias, consultas e rastreios.

“A prevenção da doença, a promoção da saúde e do diagnóstico ficaram por fazer”, notou Miguel Guimarães, que criticou ainda a “opção política” de colocar os médicos de família no acompanhamento aos doentes diagnosticados com o coronavírus.

O bastonário prevê que “se o Governo não alterar as condições dos profissionais de saúde, como a remuneração salarial e as condições de trabalho, vai perder um número considerável de médicos e enfermeiros, que vão sair de Portugal à procura de melhores oportunidades”.

Identifica como urgente “diminuir as tarefas administrativas e burocráticas dos médicos, que representam entre 30 a 35% da sua jornada de trabalho, e que podem ser entregues a trabalhadores administrativos”.

Considera que o Plano de Recuperação e Resiliência “pode ser importante, se for bem feito, mas pode ser uma desgraça se for mal feito”, e propõe “um debate capaz de mobilizar a sociedade civil e os responsáveis políticos para a transformação do setor da saúde, com base nas lições aprendidas com a pandemia”.

“A Saúde é um investimento e não um custo”
Voltar ao topo