Ricardo Rio, Presidente do Município de Braga, defendeu a importância dos Municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2030, pelo seu poder de mobilização dos cidadãos.
Para o autarca, as cidades são protagonistas na concretização dos desafios globais, exemplificando com as respostas locais, céleres e eficientes, à pandemia e à guerra na Ucrânia.
Sobre o processo de descentralização de competências do Estado para os Municípios, afirmou que “não trouxe autonomia nas políticas públicas, sendo apenas uma transferência de questões administrativas”. Frisou também que “a fragilidade do Estado na gestão da causa pública” se tornou mais visível, quando são entregues às autarquias edifícios e equipamentos públicos com “um elevado nível de degradação que impacta negativamente na dignidade do exercício das funções e profissões da administração pública”.
Ricardo Rio defende uma abordagem complementar e integrada, envolvendo os territórios, na resolução dos problemas, atuais e globais, da habitação e da mobilidade, e diz que é preciso um rejuvenescimento dos recursos humanos das autarquias.
A cumprir o seu terceiro e último mandato, Ricardo Rio faz um balanço positivo de uma governação que ambicionou sempre “prestar um melhor serviço à população, aumentar a sua qualidade de vida e estimular sua participação cívica no desenvolvimento de políticas públicas e no modelo de governação do Município”, onde hoje vivem cidadãos de 120 nacionalidades.
O seminário “Desafios globais, respostas locais” encerrou no dia 21 de julho o Ciclo de Seminários “Caminhos da Sustentabilidade” deste ano letivo.