Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Os eventos científicos e académicos no pós-covid 19

Os estudantes do 3º ano da licenciatura em Turismo analisaram os principais fatores que influenciam a participação em eventos académicos e científicos, através de uma investigação baseada na realização de entrevistas junto de docentes do ensino superior.

O principal objetivo deste estudo consistiu em compreender, numa época após pandemia, como este público-alvo encara o futuro dos eventos científicos e académicos e identificar os principais fatores que influenciam a tomada de decisão de participar.

Os resultados obtidos perspetivam que a participação nas conferências académicas regresse ao formato presencial. Se, por um lado, a pandemia mostrou que há espaço e contexto para a realização de mais reuniões e eventos online, por outro evidenciou que a socialização, o networking e as conversas e debates presenciais são fundamentais, na medida em que a participação física neste tipo de eventos permite conhecer novos lugares e realidades, possibilitando aos participantes um maior enriquecimento pessoal e profissional.

A pandemia trouxe também acrescidas preocupações, relacionadas com a saúde e a segurança dos participantes, que continuarão a estar presentes na organização deste tipo de eventos. A capacidade dos organizadores de eventos em contribuir para um maior sentimento de segurança por parte dos participantes será, cada vez mais, um fator decisivo para o sucesso do evento.

 

Dos fatores que mais influenciam a decisão de participar num evento académico/científico, destaca-se a acessibilidade, a qualidade do alojamento, as oportunidades relacionadas com a apresentação e a publicação de trabalhos em revistas científicas de referência, a qualidade do programa científico, a reputação do evento e dos oradores convidados, e a possibilidade de conhecer o local visitado.

A ligação entre o evento e o local é evidente, constituindo-se uma oportunidade para os destinos encararem, de uma forma mais séria e integrada, este segmento de mercado associado às conferências académicas e eventos científicos.

Os eventos científicos e académicos no pós-covid 19
Voltar ao topo