Sandra Soares, Vice-Reitora para o Ensino e Formação da Universidade de Aveiro, foi a convidada da Conferência “O valor das microcredenciais na aprendizagem ao longo da vida: balanço da experiência, com foco no futuro”, no âmbito do IV Ciclo de Conferências sobre Inovação Pedagógica, no dia 27 de novembro.
As microcredenciais têm assumido uma relevância crescente no Ensino Superior, ao constituírem-se como um investimento na educação ao longo da vida. Como resultado do diagnóstico das necessidades do mercado de trabalho e orientadas para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, as microcredenciais têm permitido a públicos diversos a sua frequência, aumentando as suas capacidades e competitividade.
Foi neste contexto que Sandra Soares apresentou o trabalho que a Universidade de Aveiro tem desenvolvido neste âmbito, nomeadamente as ofertas formativas criadas em colaboração com as empresas.
Sandra Soares abordou também as temáticas da promoção do sucesso académico e da redução do abandono do Ensino Superior, defendendo um trabalho coletivo assente nas premissas da “formação como uma transformação e do curso como uma experiência”, associando ao “reconhecimento dos docentes e à ação baseada na avaliação de impacto”.