O futuro do projeto europeu e do papel da União Europeia estiveram em debate na conferência “Uma Nova Ordem Europeia?”, com Martin Pohl, embaixador da República Checa em Portugal, e António Martins da Cruz, antigo embaixador e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.
A guerra russo-ucraniana e a crise de refugiados decorrentes desse conflito, a segurança energética e a cibersegurança como desafios comuns à maioria dos estados da União Europeia, bem como o futuro das relações com a Ucrânia, a Geórgia e a Moldávia, foram abordados por Martin Pohl, que realçou, também, os desafios ao nível da política externa que a República Checa enfrenta atualmente e têm norteado a sua presidência do Conselho da União Europeia, que começou em julho e termina este mês.
António Martins da Cruz evidenciou o risco de a guerra russo-ucraniana se estender a um conflito de maior dimensão e intensidade, defendendo a necessidade de um regresso à paz, mesmo que precária. Observou o fim da diplomacia europeia, com o envolvimento na guerra e com a dificuldade de existir uma só voz na União Europeia em relação à política externa e analisou os desafios das políticas de alargamento, de vizinhança, bem como a proposta do presidente francês, Emmanuel Macron, para uma nova “comunidade política europeia” que reforce a cooperação no espaço europeu.
A conferência “Uma nova ordem europeia?” realizou-se no dia 30 de novembro, no âmbito da Licenciatura em Relações Internacionais.