Ana Velosa e Carlos Torres, docentes da Universidade de Aveiro, foram os oradores convidados da conferência “Margens e Materiais”, no dia 5 de abril. “Quais os contributos do estudo da hidráulica fluvial a propósito dos riscos decorrentes das alterações climáticas e do estudo dos materiais de construção ligados às questões da sustentabilidade” foi o tema em análise.
Carlos Coelho abordou os contributos do estudo da hidráulica fluvial e as implicações da intervenção humana nas margens dos rios, trazendo a debate questões técnicas de apoio ao projeto como, por exemplo, a dinâmica sedimentar, os caudais, os impactos a montante e a jusante e as medidas para o controle das cheias. Já Ana Velosa apresentou exemplos de materiais de construção ligados às questões da sustentabilidade.
A conferência foi organizada pelo Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia, no âmbito do programa “Habitat Resiliente”, e integrada na iniciativa “Mais do que Casas”, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, para celebrar o 50º aniversário do 25 de Abril.