Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

O futuro da NATO e da segurança europeia em debate

No dia 12 de abril, a Universidade Portucalense debateu a importância da NATO para a segurança europeia e as perspetivas futuras da Aliança, por ocasião do seu 74º aniversário.

A abertura da Conferência “74 anos da NATO: Que futuro para a segurança na Europa?”, organizada em parceria com a Comissão Portuguesa do Atlântico e a YATA Portugal, ficou a cargo de João Rebelo, Presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico, que traçou um perfil do potencial holístico da NATO.

Tiago André Lopes, docente de Diplomacia e Relações Internacionais na Universidade Portucalense, aludiu aos paradoxos de direito internacional criados pela atuação “nem sempre coerente, e muitas vezes periclitante de alguns estados-membro”, lembrando que só o reconhecimento das fragilidades da NATO poderá permitir a sua resolução. 

Pedro Ponte e Sousa, Professor de Geoestratégia e Relações Internacionais na Universidade Portucalense, focou-se nos desafios da NATO ao nível da perceção da opinião pública e na interação com parceiros no sistema internacional. 

Liliana Reis, docente de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior, analisou o grau de proximidade entre a política de defesa da União Europeia, focando os desafios e objetivos contidos no novo conceito estratégico da NATO.

O futuro da NATO e da segurança europeia em debate
Voltar ao topo