Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A gamificação e a Inteligência Artificial na Educação

“Como melhorar a experiência de aprendizagem através da gamificação e Inteligência Artificial?” foi o tema da segunda sessão do III Ciclo de Conferências sobre Inovação Pedagógica, promovida pelo Gabinete de Inovação Pedagógica, no dia 22 de maio.

Adelina Moura, investigadora do Laboratório de Tecnologia Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, partilhou exemplos práticos de estratégias interativas e gamificadas que estão a promover um maior envolvimento e motivação no processo de aprendizagem e repensar as práticas de ensino e de avaliação no Ensino Superior.

Para a investigadora, promover o pensamento crítico dos estudantes e considerar os desafios éticos associados à inteligência artificial são exemplos de práticas que visam assegurar uma formação de qualidade, dotando os estudantes de competências para enfrentar os desafios do futuro digital. 

Este Ciclo de Conferências, que visa a promoção da inovação pedagógica e da transformação digital no ensino superior, encerra no dia 12 de junho com o tema “Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como articular as dimensões espaço, pedagogia e tecnologia?”. A oradora convidada é Vânia Carlos, docente na Universidade de Aveiro.

A gamificação e a Inteligência Artificial na Educação
Voltar ao topo