Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A computação criativa como estímulo à inovação e criatividade

As tendências dos ambientes de ensino, as metodologias ativas de aprendizagem e o projeto “Clubes de Computação Criativa”, presente em 20 escolas municipais de Pelotas, no Brasil, foram os temas abordados no Ciclo de Talks “Touching the future with…”, no dia 3 de maio.

Tiago Thompsen Primo, docente da Universidade Federal de Pelotas e Investigador da Harvard Graduate School of Education, lançou o debate sobre os desafios e impactos da integração da computação criativa nas metodologias de ensino.

Como vantagens destacou o estímulo à inovação e à criatividade aliado ao aprofundamento do entendimento técnico e analítico dos estudantes, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho que valoriza a capacidade de reflexão e de pensamento crítico. A computação criativa também foi apontada como um facilitador para a colaboração interdisciplinar, preparando os estudantes para trabalhar em ambientes multidisciplinares. 

Considerou-se que os programas de computação criativa exigem um investimento relevante e têm o potencial de criar um modelo educacional mais adaptável e dinâmico, capaz de preparar os alunos não apenas para enfrentar, mas também para moldar o futuro profissional de forma criativa e inovadora.

A computação criativa como estímulo à inovação e criatividade
Voltar ao topo