Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

24

REGIME

diurno

CURSO

mestrado

IDIOMAS

PT

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

30

REGIME

diurno

CURSO

mestrado

IDIOMAS

PT

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Estrutura adaptada às exigências e desafios de um mundo em constante mudança, cada vez mais global e digital
  • Forte ligação ao mundo empresarial proporcionada pela Programa ON-THE-ROAD
  • Projeto inovador e diferenciador fortalecendo as sinergias estudantes – docentes – empresas
Apresentação
Negócios Digitais e Digitalização dos Negócios

O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios.

A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão.

Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores.

Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

Publicação em Diário da República, 2ª série – N.º 48 – 7 de março 2024 – Anúncio n.º 34/2024

Porquê escolher este curso?

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

 

O único mestrado a oferecer um blend entre o marketing, os negócios e o digital

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

 

Pensamento e Acção; Estratégia e Operações num só mestrado

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora, combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –,  com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

 

Sabe mais, Faz mais, Experiencia mais

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learning-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

 

Programa On-The Road

Incorporado no curso, o Programa On-The-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

 

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

** o funcionamento do Programa On-The-Road está sujeito a um número mínimo de alunos

Saídas Profissionais
Até onde queres ir?

O World Economic Forum prevê que algumas profissões de futuro ainda não existirão hoje. Mas com uma preparação combinada nas áreas do marketing, dos negócios, e do digital, as possibilidades que se abrem são inúmeras. Prepara-te para o futuro…

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

  • definição de estratégias blend (online e offline);
  • comunicação digital;
  • marketing digital;
  • gestão de redes sociais;
  • customer relationship management (CRM);
  • gestão de comércio electrónico;
  • data-mining e análise do consumidor;
  • outras com componente digital.
Objetivos
  1. Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;
  2. Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;
  3. Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;
  4. Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;
  5. Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;
  6. Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;
  7. Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio.
Diploma ou Certificado Conferido

O presente diploma confere a habilitação no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais (120 ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, Especialização em Marketing e Negócios Digitais (60 ECTS).

Oferta Formativa Pós-Graduada e Avançada
Áreas Científicas

O Mestrado está organizado em 2 semestres que corresponde à estrutura curricular, mais 1 ano dedicada à preparação, realização e apresentação da defesa de uma dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto.
O curso equivale a 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, o que perfaz um total de 120 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

Área Científica ECTS Obrigatórios ECTS Opcionais
CE
Ciências Empresariais
89
12
CSC
Ciências Sociais e do Comportamento
6
SI
Sistemas de Informação
13
Plano de Estudos

1ºano

1º Semestre Área Científica ECTS
CE
6
Estudo do Consumidor e Tendências do Consumo
CSC
6
Laboratórios Digitais
SI
6
Marketing Intelligence
CE+SI
6
OP - Opção 1
CE
6
2º Semestre Área
Científica
ECTS
Comercio Eletrónico
CE+SI
6
Comunicação Integrada nos Meios Digitais
CE
6
Simulação de Marketing
CE
6
Inovação e Empreendedorismo
CE
6
OP - Opção 2
CE
6

2ºano

1º Semestre Área Científica ECTS
Seminário de Marketing
CE
6

2ºano

Anual Área Científica ECTS
OP - Estágio
CE
54
OP - Trabalho de Projeto
CE
54
OP - Dissertação
CE
54

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

O REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, centro de investigação que tutela o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, anualmente apresenta os projetos de investigação em curso nos quais se poderão inserir as dissertações de mestrado e os trabalhos de projeto.

Sílvia Faria

Coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DEG/ Departamento de Economia e Gestão

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
(mest.marketingndigitais@upt.pt)

Sílvia Faria

Coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DEG/ Departamento de Economia e Gestão

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
(mest.marketingndigitais@upt.pt)

Preçário
Candidaturas + Matricula + Inscrição + Seguro
Candidatura 192€
isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
Matrícula 353€
ato único por curso
Seguro escolar 36€

Inscrição

setembro valor isento no ato da matrícula
A isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da inscrição
Fevereiro 203€

Candidatura

192,00€

Matrícula

353,00 €

Seguro Escolar

36,00€

Inscrição

Setembro

Valor isento no ato da matrícula

Fevereiro

203,00 €

Candidaturas + Matricula (Alunos provenientes do 1º Ciclo da UPT)
Candidatura 0€
isento
Matrícula 353€
ato único por curso
Seguro escolar 36€

Inscrição

setembro valor isento no ato da matrícula
Fevereiro 203€
dentro do prazo

ou

setembro valor isento no ato da matrícula
isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno se inscerva no 2º semestre, no ato da matrícula
Fevereiro 213€
fora do prazo

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Candidaturas

Isento

-

Matrícula (ato único por curso)

353,00€

-

Inscrição

setembro

Isento**

-

fevereiro

203,00€

213,00€

**Isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Plano de Pagamento Anual
Pagamento único 4298.07€
Em setembro

ou

Pagamento mensal 398.30€
11 prestações (setembro a julho)

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

398,30 €

Desconto de 3% setembro

Único

4.249,07 €

Plano de Pagamento Semestral
Pagamento semestral 2146.44€
(desconto de 2% setembro ou fevereiro)

ou

Pagamento mensal 438.30€
setembro a janeiro ou fevereiro a junho

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

438,30 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

2.146,44 €

Parte Curricular - Propina Mensal (5 meses)
Valor por ETCS 14.61€
Propina mínima obrigatória (10 ECTS) 146.10€

Valor por ECTS

14,61 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

146,10 €

2º ano - Dissertação ***
Ato único (1 prestação) 353€ (dentro do prazo)
julho a setembro

ou

Ato único (1 prestação) 370€ (fora do prazo)
julho a setembro
Ato único (2 prestações) 203€ (dentro do prazo)
setembro

ou

Ato único (2 prestações) 213€ (fora do prazo)
fevereiro

Propina de frequência

50% da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Ato único (1 prestação)

julho a setembro

353,00 €

370,00 €

Ato único (2 prestações)

setembro

203,00 €

213,00 €

fevereiro

203,00 €

213,00 €

Propina de Frequência

50% dos preçários da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Condições Específicas de Ingresso

Podem candidatar-se os:

  • titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou áreas afins;
  • titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou afins;
  • titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo o conselho cientifico da UPT;
  • Detentores de um curriculo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da UPT.
Critérios de Seriação

Os candidatos ao acesso ao 2.º ciclo em Marketing e Negócios Digitais são seriados com base na valorização de mérito resultante da média ponderada, conforme Anexo II, das Normas Regulamentares.

Condições Gerais de Candidatura
Calendário 2024/2025
1ª fase Início Fim
Candidaturas
1 de fevereiro
13 de março
Afixação dos resultados
1 de abril
Reclamações
1 de abril
2 de abril
Matrículas
5 de junho
14 de junho
2ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
1 de abril
14 de maio
Afixação dos resultados
3 de junho
Reclamações
3 de junho
4 de junho
Matrículas
5 de junho
14 de junho
3ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
3 de junho
17 de julho
Afixação dos resultados
5 de agosto
Reclamações
5 de agosto
6 de agosto
Matrículas
7 de agosto
14 de agosto
4ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
5 de agosto
18 de setembro
Afixação dos resultados
30 de setembro
Reclamações
30 de setembro
1 de outubro
Matrículas
3 de outubro
8 de outubro
5ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
2 de outubro
10 de outubro
Afixação dos resultados
18 de outubro
Reclamações
18 de outubro
21 de outubro
Matrículas
22 de outubro
25 de outubro
Quem pode candidatar-se a um Mestrado?
2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

Documentação para candidatura
  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo de titularidade do grau académico superior (com exceção dos candidatos da UPT) (*);

Se desejar solicitar equivalências:

(*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Documentação para candidatura para titulares de um grau académico superior estrangeiro
  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

Reingresso

Documentação para candidatura a Reingresso:

  • Documento de identificação;
  • Fotografia tipo passe;
  • Pedido de reconhecimento e creditação de competências , de acordo com regulamento em vigor, caso pretenda solicitar equivalências a outras competências que não as adquiridas no curso para o qual reingressa.
Mais Informações

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

Contactos

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

PROGRAMA ON-THE-ROAD

Incorporado no curso, o Programa On-the-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

** O funcionamento do Programa On-the-Road está sujeito a um número mínimo de alunos.

On-The-Road 2020/2021

On-The-Road 2019/2020

On-The-Road 2018/2019

On-The-Road 2017/2018

PROGRAMA ON-THE-ROAD

Incorporado no curso, o Programa On-the-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

** O funcionamento do Programa On-the-Road está sujeito a um número mínimo de alunos.

On-The-Road 2020/2021

On-The-Road 2019/2020

On-The-Road 2018/2019

On-The-Road 2017/2018

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