Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

24

REGIME

diurno

CURSO

mestrado

IDIOMAS

PT/EN

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Estrutura adaptada às exigências e desafios de um mundo em constante mudança, cada vez mais global e digital
  • Forte ligação ao mundo empresarial proporcionada pela Programa ON-THE-ROAD
  • Projeto inovador e diferenciador fortalecendo as sinergias estudantes – docentes – empresas

Negócios Digitais e Digitalização dos Negócios
O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios. A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão. Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores. Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

Publicação em Diário da República, 2ª série - N.º 157 - 13 agosto 2021 - Anúncio n.º 176/2021

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

 

O único mestrado a oferecer um blend entre o marketing, os negócios e o digital

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

 

Pensamento e Acção; Estratégia e Operações num só mestrado

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora, combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –,  com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

 

Sabe mais, Faz mais, Experiencia mais

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learning-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

 

Programa On-The Road

Incorporado no curso, o Programa On-The-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

 

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

** o funcionamento do Programa On-The-Road está sujeito a um número mínimo de alunos

Até onde queres ir?

O World Economic Forum prevê que algumas profissões de futuro ainda não existirão hoje. Mas com uma preparação combinada nas áreas do marketing, dos negócios, e do digital, as possibilidades que se abrem são inúmeras. Prepara-te para o futuro...

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

  • definição de estratégias blend (online e offline);
  • comunicação digital;
  • marketing digital;
  • gestão de redes sociais;
  • customer relationship management (CRM);
  • gestão de comércio electrónico;
  • data-mining e análise do consumidor;
  • outras com componente digital.

  1. Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;
  2. Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;
  3. Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;
  4. Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;
  5. Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;
  6. Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;
  7. Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio.

O presente diploma confere a habilitação no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais (120 ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, Especialização em Marketing e Negócios Digitais (60 ECTS).

Negócios Digitais e Digitalização dos Negócios

O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios.

A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão.

Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores.

Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

 

Publicação em Diário da República, 2ª série - N.º 157 - 13 agosto 2021 - Anúncio n.º 176/2021

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

 

O único mestrado a oferecer um blend entre o marketing, os negócios e o digital

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

 

Pensamento e Acção; Estratégia e Operações num só mestrado

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora, combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –,  com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

 

Sabe mais, Faz mais, Experiencia mais

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learning-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

 

Programa On-The Road

Incorporado no curso, o Programa On-The-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

 

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

** o funcionamento do Programa On-The-Road está sujeito a um número mínimo de alunos

Até onde queres ir?

O World Economic Forum prevê que algumas profissões de futuro ainda não existirão hoje. Mas com uma preparação combinada nas áreas do marketing, dos negócios, e do digital, as possibilidades que se abrem são inúmeras. Prepara-te para o futuro...

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

  • definição de estratégias blend (online e offline);
  • comunicação digital;
  • marketing digital;
  • gestão de redes sociais;
  • customer relationship management (CRM);
  • gestão de comércio electrónico;
  • data-mining e análise do consumidor;
  • outras com componente digital.

  1. Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;
  2. Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;
  3. Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;
  4. Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;
  5. Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;
  6. Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;
  7. Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio.

O presente diploma confere a habilitação no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais (120 ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, Especialização em Marketing e Negócios Digitais (60 ECTS).

O Mestrado está organizado em 2 semestres que corresponde à estrutura curricular, mais 1 ano dedicada à preparação, realização e apresentação da defesa de uma dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto.
O curso equivale a 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, o que perfaz um total de 120 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

O Mestrado está organizado em 2 semestres que corresponde à estrutura curricular, mais 1 ano dedicada à preparação, realização e apresentação da defesa de uma dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto.
O curso equivale a 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, o que perfaz um total de 120 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

Área Científica ECTS Obrigatórios ECTS Opcionais
CE
Ciências Empresariais
75
11
CSC
Ciências Sociais e do Comportamento
5
SI
Sistemas de Informação
29

1ºano

2ºano

Anual Área Científica ECTS
OP - Dissertação
CE+SI
60
OP - Relatório de Estágio
CE+SI
60
OP - Trabalho de Projeto
CE+SI
60

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

O Mestrado está organizado em 2 semestres que corresponde à estrutura curricular, mais 1 ano dedicada à preparação, realização e apresentação da defesa de uma dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto.
O curso equivale a 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, o que perfaz um total de 120 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

O Mestrado está organizado em 2 semestres que corresponde à estrutura curricular, mais 1 ano dedicada à preparação, realização e apresentação da defesa de uma dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto.
O curso equivale a 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação, ou relatório de estágio ou trabalho de projeto, o que perfaz um total de 120 créditos ECTS nas seguintes áreas científicas:

Área Científica ECTS Obrigatórios ECTS Opcionais
CE
Ciências Empresariais
75
11
CSC
Ciências Sociais e do Comportamento
5
SI
Sistemas de Informação
29

1ºano

2ºano

Anual Área Científica ECTS
OP - Dissertação
CE+SI
60
OP - Relatório de Estágio
CE+SI
60
OP - Trabalho de Projeto
CE+SI
60

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

O REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, centro de investigação que tutela o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, anualmente apresenta os projetos de investigação em curso nos quais se poderão inserir as dissertações de mestrado e os trabalhos de projeto.

Sílvia Faria

Coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DEG/ Departamento de Economia e Gestão

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
(mest.marketingndigitais@upt.pt)

Sílvia Faria

Coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais

DEG/ Departamento de Economia e Gestão

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
(mest.marketingndigitais@upt.pt)

Candidaturas*

176,00 €

Matrícula (ato único por curso)

326,00 €

Seguro Escolar

32,00 €

Inscrição

setembro

Valor isento no ano da matrícula**

fevereiro

187,00 €

*Isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
**Isenção será aplicada em Fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Candidaturas

Isento

-

Matrícula (ato único por curso)

326,00€

-

Inscrição

setembro

Isento**

-

fevereiro

187,00€

196,00€

**Isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

368,20 €

Desconto de 3% setembro

Único

3.928,50 €

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

405,00 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

1.984,50 €

Valor por ECTS

13,50 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

135,00 €

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Ato único (1 prestação)

julho a setembro

326,00 €

343,00 €

Ato único (2 prestações)

setembro

187,00 €

196,00 €

fevereiro

187,00 €

196,00 €

Propina de Frequência

50% dos preçários da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Candidatura

176,00 €

Cursos em Português

Matrícula

326,00 €

Inscrição

187,00 €

Propina Anual

3.928,50 €

Cursos em Inglês

Propina Anual

5.200,00 €

Candidaturas*

176,00 €

Matrícula (ato único por curso)

326,00 €

Seguro Escolar

32,00 €

Inscrição

setembro

Valor isento no ano da matrícula**

fevereiro

187,00 €

*Isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
**Isenção será aplicada em Fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Candidaturas

Isento

-

Matrícula (ato único por curso)

326,00€

-

Inscrição

setembro

Isento**

-

fevereiro

187,00€

196,00€

**Isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

368,20 €

Desconto de 3% setembro

Único

3.928,50 €

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

405,00 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

1.984,50 €

Valor por ECTS

13,50 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

135,00 €

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Ato único (1 prestação)

julho a setembro

326,00 €

343,00 €

Ato único (2 prestações)

setembro

187,00 €

196,00 €

fevereiro

187,00 €

196,00 €

Propina de Frequência

50% dos preçários da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Candidatura

176,00 €

Cursos em Português

Matrícula

326,00 €

Inscrição

187,00 €

Propina Anual

3.928,50 €

Cursos em Inglês

Propina Anual

5.200,00 €

Podem candidatar-se os:

  • titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou áreas afins;
  • titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou afins;
  • titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo o conselho cientifico da UPT;
  • Detentores de um curriculo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da UPT.

Os candidatos ao acesso ao 2.º ciclo em Marketing e Negócios Digitais são seriados com base na valorização de mérito resultante da média ponderada, conforme Anexo II, das Normas Regulamentares.

1ª fase Início Fim
Candidaturas à 1ª fase
4 abril
20 maio
Afixação dos resultados
27 maio
Reclamações
27 maio
30 maio
2ª Fase Início Fim
Candidaturas à 2ª fase
30 maio
22 julho
Afixação dos resultados
29 julho
Reclamações
29 julho
2 agosto
Matriculas e Inscrições para a 1ª e 2ª fase
2 de agosto
16 agosto
3ª Fase Início Fim
Candidaturas à 3ª fase
2 agosto
29 setembro
Afixação dos resultados
6 outubro
Reclamações
6 outubro
7 outubro
Matriculas e Inscrições
7 outubro
14 outubro
4ª Fase Início Fim
Candidaturas à 4ª fase
11 outubro
21 outubro
Afixação dos resultados
Até 28 outubro
Reclamações
28 outubro
29 outubro
Matriculas e Inscrições
3 novembro
7 novembro
5ª Fase Início Fim
Candidaturas à 5ª fase
8 novembro
17 novembro
Afixação dos resultados
Até 23 novembro
Reclamações
23 novembro
24 novembro
Matriculas e Inscrições
24 novembro
30 novembro

2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

  • documento de identificação
  • fotografia, tipo passe
  • documentos que comprovem as habilitações académicas (fotocópias autenticadas)
  • CV atualizado

  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

De acordo com a nova Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, a mudança de curso e transferência foi substituída por um único regime denominado “mudança de par instituição/curso”.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

A mudança de par instituição/curso e o reingresso são requeridos à Direção dos Serviços Académicos, em modelo próprio.

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino de origem (com exceção dos candidatos da UPT) (*);

Se desejar solicitar equivalências:

(*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

1ª fase Início Fim
Candidaturas à 1ª fase
4 abril
20 maio
Afixação dos resultados
27 maio
Reclamações
27 maio
30 maio
2ª Fase Início Fim
Candidaturas à 2ª fase
30 maio
22 julho
Afixação dos resultados
29 julho
Reclamações
29 julho
2 agosto
Matriculas e Inscrições para a 1ª e 2ª fase
2 de agosto
16 agosto
3ª Fase Início Fim
Candidaturas à 3ª fase
2 agosto
29 setembro
Afixação dos resultados
6 outubro
Reclamações
6 outubro
7 outubro
Matriculas e Inscrições
7 outubro
14 outubro
4ª Fase Início Fim
Candidaturas à 4ª fase
11 outubro
21 outubro
Afixação dos resultados
Até 28 outubro
Reclamações
28 outubro
29 outubro
Matriculas e Inscrições
3 novembro
7 novembro
5ª Fase Início Fim
Candidaturas à 5ª fase
8 novembro
17 novembro
Afixação dos resultados
Até 23 novembro
Reclamações
23 novembro
24 novembro
Matriculas e Inscrições
24 novembro
30 novembro

2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

  • documento de identificação
  • fotografia, tipo passe
  • documentos que comprovem as habilitações académicas (fotocópias autenticadas)
  • CV atualizado

  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

De acordo com a nova Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, a mudança de curso e transferência foi substituída por um único regime denominado “mudança de par instituição/curso”.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

A mudança de par instituição/curso e o reingresso são requeridos à Direção dos Serviços Académicos, em modelo próprio.

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino de origem (com exceção dos candidatos da UPT) (*);
Se desejar solicitar equivalências: (*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

Candidaturas*

176,00 €

Matrícula (ato único por curso)

326,00 €

Seguro Escolar

32,00 €

Inscrição

setembro

Valor isento no ano da matrícula**

fevereiro

187,00 €

*Isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
**Isenção será aplicada em Fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Candidaturas

Isento

-

Matrícula (ato único por curso)

326,00€

-

Inscrição

setembro

Isento**

-

fevereiro

187,00€

196,00€

**Isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

368,20 €

Desconto de 3% setembro

Único

3.928,50 €

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

405,00 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

1.984,50 €

Valor por ECTS

13,50 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

135,00 €

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Ato único (1 prestação)

julho a setembro

326,00 €

343,00 €

Ato único (2 prestações)

setembro

187,00 €

196,00 €

fevereiro

187,00 €

196,00 €

Propina de Frequência

50% dos preçários da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Candidatura

176,00 €

Cursos em Português

Matrícula

326,00 €

Inscrição

187,00 €

Propina Anual

3.928,50 €

Cursos em Inglês

Propina Anual

5.200,00 €

Candidaturas*

176,00 €

Matrícula (ato único por curso)

326,00 €

Seguro Escolar

32,00 €

Inscrição

setembro

Valor isento no ano da matrícula**

fevereiro

187,00 €

*Isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
**Isenção será aplicada em Fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Candidaturas

Isento

-

Matrícula (ato único por curso)

326,00€

-

Inscrição

setembro

Isento**

-

fevereiro

187,00€

196,00€

**Isenção será aplicada em fevereiro caso o aluno apenas se inscreva no 2º semestre, no ano da matrícula

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

368,20 €

Desconto de 3% setembro

Único

3.928,50 €

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

405,00 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

1.984,50 €

Valor por ECTS

13,50 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

135,00 €

Dentro do Prazo

Fora do Prazo

Ato único (1 prestação)

julho a setembro

326,00 €

343,00 €

Ato único (2 prestações)

setembro

187,00 €

196,00 €

fevereiro

187,00 €

196,00 €

Propina de Frequência

50% dos preçários da parte curricular

***E anos seguintes, no caso de não conclusão do curso em 2 anos.

Candidatura

176,00 €

Cursos em Português

Matrícula

326,00 €

Inscrição

187,00 €

Propina Anual

3.928,50 €

Cursos em Inglês

Propina Anual

5.200,00 €

Podem candidatar-se os:

  • titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou áreas afins;
  • titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha, nas áreas das ciências empresariais, ciências da comunicação ou afins;
  • titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo o conselho cientifico da UPT;
  • Detentores de um curriculo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da UPT.

Os candidatos ao acesso ao 2.º ciclo em Marketing e Negócios Digitais são seriados com base na valorização de mérito resultante da média ponderada, conforme Anexo II, das Normas Regulamentares.

1ª fase Início Fim
Candidaturas à 1ª fase
4 abril
20 maio
Afixação dos resultados
27 maio
Reclamações
27 maio
30 maio
2ª Fase Início Fim
Candidaturas à 2ª fase
30 maio
22 julho
Afixação dos resultados
29 julho
Reclamações
29 julho
2 agosto
Matriculas e Inscrições para a 1ª e 2ª fase
2 de agosto
16 agosto
3ª Fase Início Fim
Candidaturas à 3ª fase
2 agosto
29 setembro
Afixação dos resultados
6 outubro
Reclamações
6 outubro
7 outubro
Matriculas e Inscrições
7 outubro
14 outubro
4ª Fase Início Fim
Candidaturas à 4ª fase
11 outubro
21 outubro
Afixação dos resultados
Até 28 outubro
Reclamações
28 outubro
29 outubro
Matriculas e Inscrições
3 novembro
7 novembro
5ª Fase Início Fim
Candidaturas à 5ª fase
8 novembro
17 novembro
Afixação dos resultados
Até 23 novembro
Reclamações
23 novembro
24 novembro
Matriculas e Inscrições
24 novembro
30 novembro

2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

  • documento de identificação
  • fotografia, tipo passe
  • documentos que comprovem as habilitações académicas (fotocópias autenticadas)
  • CV atualizado

  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

De acordo com a nova Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, a mudança de curso e transferência foi substituída por um único regime denominado “mudança de par instituição/curso”.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

A mudança de par instituição/curso e o reingresso são requeridos à Direção dos Serviços Académicos, em modelo próprio.

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino de origem (com exceção dos candidatos da UPT) (*);

Se desejar solicitar equivalências:

(*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

1ª fase Início Fim
Candidaturas à 1ª fase
4 abril
20 maio
Afixação dos resultados
27 maio
Reclamações
27 maio
30 maio
2ª Fase Início Fim
Candidaturas à 2ª fase
30 maio
22 julho
Afixação dos resultados
29 julho
Reclamações
29 julho
2 agosto
Matriculas e Inscrições para a 1ª e 2ª fase
2 de agosto
16 agosto
3ª Fase Início Fim
Candidaturas à 3ª fase
2 agosto
29 setembro
Afixação dos resultados
6 outubro
Reclamações
6 outubro
7 outubro
Matriculas e Inscrições
7 outubro
14 outubro
4ª Fase Início Fim
Candidaturas à 4ª fase
11 outubro
21 outubro
Afixação dos resultados
Até 28 outubro
Reclamações
28 outubro
29 outubro
Matriculas e Inscrições
3 novembro
7 novembro
5ª Fase Início Fim
Candidaturas à 5ª fase
8 novembro
17 novembro
Afixação dos resultados
Até 23 novembro
Reclamações
23 novembro
24 novembro
Matriculas e Inscrições
24 novembro
30 novembro

2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

  • documento de identificação
  • fotografia, tipo passe
  • documentos que comprovem as habilitações académicas (fotocópias autenticadas)
  • CV atualizado

  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

De acordo com a nova Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, a mudança de curso e transferência foi substituída por um único regime denominado “mudança de par instituição/curso”.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

A mudança de par instituição/curso e o reingresso são requeridos à Direção dos Serviços Académicos, em modelo próprio.

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino de origem (com exceção dos candidatos da UPT) (*);
Se desejar solicitar equivalências: (*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

PROGRAMA ON-THE-ROAD

Incorporado no curso, o Programa On-the-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

** O funcionamento do Programa On-the-Road está sujeito a um número mínimo de alunos.

On-The-Road 2020/2021

On-The-Road 2019/2020

On-The-Road 2018/2019

On-The-Road 2017/2018

PROGRAMA ON-THE-ROAD

Incorporado no curso, o Programa On-the-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

** O funcionamento do Programa On-the-Road está sujeito a um número mínimo de alunos.

On-The-Road 2020/2021

On-The-Road 2019/2020

On-The-Road 2018/2019

On-The-Road 2017/2018

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

30

REGIME

diurno

CURSO

mestrado

IDIOMAS

PT/EN

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Estrutura adaptada às exigências e desafios de um mundo em constante mudança, cada vez mais global e digital
  • Forte ligação ao mundo empresarial proporcionada pela Programa ON-THE-ROAD
  • Projeto inovador e diferenciador fortalecendo as sinergias estudantes – docentes – empresas

Negócios Digitais e Digitalização dos Negócios
O universo digital tem vindo, nos últimos anos, a adquirir uma preponderância social e económica inquestionável. Novos consumidores com acesso a informação ilimitada, já não são um agente passivo, são interlocutores activos que procuram e constroem as soluções mais convenientes. Consumidores mais imediatistas, mais conscientes e informados exigem soluções e respostas mais rápidas e flexíveis. Estes consumidores desafiam a convencional abordagem de marketing e o modo de fazer negócios. A gestão das organizações e dos negócios tem vindo a sofrer alterações indeléveis em resultado dos avanços no domínio tecnológico. Por um lado, assiste-se à emergência de negócios de base tecnológica, mas também à necessidade de incorporação das potencialidades e características das novas tecnologias nos modelos tradicionais de gestão. Por isto, a digitalização dos novos negócios e dos já existentes, já não é uma opção mas sim uma inevitabilidade. As empresas e instituições necessitam responder a este desafio da era global e digital, com uma nova cultura empresarial protagonizada por novos gestores. Em resposta aos desafios colocados pelo ambiente crescentemente digital e pela necessidade de empresas e negócios incorporarem estas tendências, o Mestrado em Marketing e Negócios Digitais proporciona uma formação que equilibra a capacidade de dominar os métodos e ferramentas de abordagem ao mercado, as competências de desenvolvimento de negócios em contexto global, e a aplicação das potencialidades tecnológicas aos negócios.

Publicação em Diário da República, 2ª série - N.º 157 - 13 agosto 2021 - Anúncio n.º 176/2021

A McKinsey & Company, uma reputada consultora internacional, refere num estudo* recente sobre a economia digital que “estratégias digitais arrojadas, firmemente integradas, serão o que distinguirá as empresas ganhadoras, e os maiores retornos irão para aquelas que iniciarem disrupções digitais”. A consultora termina sugerindo que as empresas deverão actuar de forma decisiva quer na criação de negócios digitais, quer na digitalização de modelos de negócio existentes.

 

O único mestrado a oferecer um blend entre o marketing, os negócios e o digital

O mestrado em Marketing e Negócios Digitais responde a este desafio e necessidade. A combinação do marketing, dos negócios e do digital apresenta-se como o aspecto diferenciador face às restantes ofertas a nível de mestrado. Com as competências adquiridas ao longo desta formação, o estudante estará apto para desenvolver e operacionalizar estratégias de negócio capazes de dar resposta aos desafios da economia digital.

 

Pensamento e Acção; Estratégia e Operações num só mestrado

Os conteúdos reflectem esta abordagem inovadora, combinando temas fundamentais para o desenho estratégico – como a estratégia, tendências de consumo, marketing estratégico e operacional e gestão de marcas –,  com temas que permitem a operacionalização da estratégia – como a comunicação integrada nos meios digitais, marketing intelligence, marketing analítico, laboratórios digitais, e comércio electrónico.

 

Sabe mais, Faz mais, Experiencia mais

A estratégia de aprendizagem centra-se no aluno e na dimensão experiencial da aprendizagem, privilegiando o learning-by-doing, a resolução de problemas e best practices seminars. Na parte final da formação, para além da dissertação, a possibilidade de optar pela realização de um estágio ou de um projecto permite, não só o contacto com a realidade empresarial, mas também a possibilidade de desenvolver ideias inovadoras e com potencial de negócio.

 

Programa On-The Road

Incorporado no curso, o Programa On-The-Road** dinamiza um contacto privilegiado dos estudantes com as empresas. Estas desafiam os alunos com questões práticas, para apresentarem proposta de resolução. Este projeto inovador e diferenciador tem fortalecido as sinergias estudantes-docentes-empresas.

 

*The case for digital reinvention (Jacques Bughin, Laura LaBerge, and Anette Mellbye), McKinsey & Company, Fevereiro de 2017

** o funcionamento do Programa On-The-Road está sujeito a um número mínimo de alunos

Até onde queres ir?

O World Economic Forum prevê que algumas profissões de futuro ainda não existirão hoje. Mas com uma preparação combinada nas áreas do marketing, dos negócios, e do digital, as possibilidades que se abrem são inúmeras. Prepara-te para o futuro...

Funções relacionadas com as áreas do marketing e do digital das organizações, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, nomeadamente:

  • definição de estratégias blend (online e offline);
  • comunicação digital;
  • marketing digital;
  • gestão de redes sociais;
  • customer relationship management (CRM);
  • gestão de comércio electrónico;
  • data-mining e análise do consumidor;
  • outras com componente digital.

  1. Conceber e implementar soluções de suporte à criação de negócios digitais no mundo global;
  2. Conceber e implementar soluções que permitam integrar a dimensão digital em modelos de negócio tradicionais;
  3. Integrar e promover uma cultura de inovação no contexto do negócio;
  4. Adotar uma filosofia de marketing no desenvolvimento e gestão de negócios;
  5. Integrar as ferramentas tecnológicas na gestão de negócios, desde a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação;
  6. Resolver problemas de negócio e marketing em ambiente digital fazendo uso de métodos e técnicas de investigação científica, comunicando e defendendo de forma clara a proposta de soluções;
  7. Saber usar e selecionar ferramentas digitais de suporte ao marketing e a novos modelos de negócio.

O presente diploma confere a habilitação no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais (120 ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, Especialização em Marketing e Negócios Digitais (60 ECTS).