Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Clínica de Conservação e Restauro restaura coleção de Arte Sacra

A Clínica de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense consolida a sua missão de contribuir para a manutenção do património, ao ter sido escolhida para proceder ao restauro de uma coleção de modelos de figuras religiosas e réplicas em gesso, maioritariamente do século XX.

Trata-se de um importante espólio de Arte Sacra, constituída por desenhos, modelos de escultura e de talha, adquirido pela Câmara Municipal da Trofa à Oficina de José Ferreira Thedim.  

A oficina localizada na freguesia de Coronado pertenceu a várias gerações da família Thedim, que se notabilizaram na escultura de arte sacra, sendo que José Ferreira Thedim (1992-1971) ficou conhecido por ter realizado a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mundialmente conhecida pela Virgem da Capelinha das Aparições em Fátima. 

A coleção integra cerca de 800 pequenas peças de gesso e de barro não cozido. Para a intervenção, foram selecionadas 306 peças de figuras de arte sacra para a produção de imagens maiores, como figuras, e partes de figuras, nomeadamente membros, mãos e caras replicadas em gesso por processo de moldagem.

“A maioria das peças apresentava desagregação da camada superficial dos suportes em barro e alteração da superfície do gesso por depósitos de sujidade, fragmentação de alguns modelos em barro e oxidação dos suportes metálicos”, indica o docente Nuno Farinhote, um dos responsáveis por este projeto. 

Explica que a Clínica de Conservação e Restauro realizou “um trabalho de registo fotográfico, mapeamento e identificação das patologias, limpeza dos gessos, limpeza e consolidação dos barros, ligação adesiva e montagem de fragmentos, estabilização dos suportes metálicos e recolocação no conjunto, reforço da desinfestação da madeira das quadrículas.”  

“Com esta intervenção, conseguimos estabilizar fisicamente as peças, garantindo a sua continuidade estética e estrutural, aumentando a possibilidade de manuseamento e permitindo a possibilidade de transporte e exposição pública, ou de serem integradas num possível espaço museológico”.

Clínica de Conservação e Restauro restaura coleção de Arte Sacra
Voltar ao topo