A Universidade Portucalense acolheu os novos estudantes do 1º ciclo de estudos nos dias 9 e 11 de setembro, com um vasto programa que culminou com a Sessão Institucional de Boas-Vindas para os novos estudantes e familiares.
Na sessão de abertura, o Presidente do Conselho de Administração, Armando Jorge de Carvalho, enalteceu a relevância do momento, associando-o ao início de um percurso universitário, que representa um “caminho desafiador” e uma “etapa importante e exigente que obriga a muita dedicação, trabalho, disciplina, e essencialmente, atitude para construírem um futuro sólido e próspero”.
Garantiu que o compromisso da Universidade continua a estar focado na formação dos estudantes para serem “agentes ativos e colaborarem para uma melhoria da sociedade global através do exercício de uma cidadania plena e responsável, tornando-se cidadãos comprometidos e profissionais exemplares e competentes”.
Revelou que o ingresso na Universidade Portucalense continua a aumentar, tendo registado, à data, mais 270 estudantes em relação ao ano letivo anterior, num universo global de 4 mil estudantes. Ressalvou, também, que sete licenciaturas esgotaram as vagas, com notas elevadas, na primeira fase de candidaturas, traduzindo a qualidade do ensino da Universidade.
Para Armando Jorge Carvalho, este crescimento revela o reconhecimento do trabalho realizado, traduz o percurso de melhoria contínua e aumenta a responsabilidade de toda a comunidade da Universidade Portucalense.
Por sua vez, o Reitor Fernando Ramos enfatizou que a Universidade Portucalense “assume como desígnio estratégico o desenvolvimento da capacidade formativa, tendo por base dois pilares estruturantes: a promoção e o desenvolvimento da investigação científica e a inovação pedagógica”.
Ressalvou a importância da investigação científica, apresentando o programa Investig@UPT, que desafia os estudantes a trabalharem em desafios concretos com o apoio dos docentes, experienciando uma introdução aos métodos e técnicas da investigação científica característicos de cada área de conhecimento.
Na inovação pedagógica, destacou o trabalho realizado no âmbito da incorporação da inteligência artificial generativa nas práticas pedagógicas: “Desde que esta nova geração de tecnologias e aplicações de inteligência artificial começou a ganhar espaço nas nossas vidas, a Portucalense tem vindo a estudar as melhores formas de tirar partido do potencial destas novas ferramentas de trabalho, que se estão a revelar como grandes mais-valias nos mais diferentes sectores da atividade humana.”
A este propósito, o Reitor anunciou que, neste ano letivo, em todas as unidades curriculares de todos os cursos será objeto de reflexão o bom uso da inteligência artificial generativa, com o intuito de garantir o uso responsável, ético e transparente destas ferramentas.
A cerimónia prosseguiu com a entrega aos estudantes de 53 bolsas de Promoção da Qualidade e Mérito da Universidade Portucalense e dos prémios “Brandzone – Media Experts”, Cerejeira Namora, Marinho Falcão e Giacomini Portugal, encerrando com as atuações das Tuna Feminina e Tuna Académica.