Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Inclusão Digital e (In)Justiça Social: Novos Desafios

A Universidade Portucalense (UPT) vai acolher, no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 14h00, no Auditório 201, um debate intitulado “Inclusão Digital e (In)Justiça Social: Novos Desafios”, com vista à reflexão sobre os desafios da inclusão digital na promoção da justiça social, num contexto em que o acesso desigual à tecnologia e a falta de competências digitais podem reforçar disparidades económicas, educativas e sociais. 

O evento, promovido pelo projeto Cultura@Portucalense e pelo Departamento de Psicologia e Educação, assinala o Dia Mundial da Justiça Social, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007.

“Apesar dos avanços tecnológicos, as desigualdades no acesso às ferramentas digitais continuam a ser barreiras significativas para as populações mais vulneráveis. Para além do acesso, a inclusão digital envolve também o desenvolvimento de competências digitais e a promoção de uma cidadania ativa e informada. Esta discussão ganha especial relevância no contexto das políticas públicas e das iniciativas de intervenção social, que podem ser fundamentais para reduzir as assimetrias existentes”, destaca Fátima Matos Silva, coordenadora do projeto Cultura@Portucalense.

A mesa-redonda irá debater como a falta de acesso à internet, a literacia digital e a exclusão tecnológica podem intensificar os ciclos de pobreza e exclusão social, sublinhando a necessidade de estratégias eficazes para garantir que ninguém fique para trás na era digital.

Igualmente procurará explorar as melhores práticas e soluções inovadoras para capacitar indivíduos e comunidades, abordando a tecnologia como uma ferramenta essencial para a equidade e a justiça social em diversos contextos.

A mesa-redonda conta com a participação de especialistas de diversas instituições, Alexandra Fiães (Associação Saber Compreender), António Moreira (Universidade Aberta), Ângelo Valente (Associação Extragenária), Flávia Tourinho (AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo), Sara Pereira (Universidade do Minho) e Otília Castro (Câmara Municipal do Porto). A moderação  estará a cargo de Elsa Teixeira (Universidade Portucalense),

INSCRIÇÔES

 

Inclusão Digital e (In)Justiça Social: Novos Desafios
Voltar ao topo