Nos dias 24 e 25 de outubro, a Universidade Portucalense acolheu a 23ª edição da Conference on e-Learning (ECEL 2024), um encontro internacional no âmbito da aprendizagem online.
A diversidade cultural resultante das geografias dos participantes – Estados Unidos, Hong Kong, Portugal, África do Sul, Canadá, Noruega, Brasil e Dinamarca – trouxe ao debate diferentes realidades e desafios ao nível do ensino online, nomeadamente a personalização do ensino, o uso de inteligência artificial na educação, a inclusão digital e a importância do design institucional para maximizar a eficácia das plataformas de aprendizagem.
O evento incluiu a 10ª edição dos e-Learning Excellence Awards, que distinguiu docentes e investigadores da Universidade de Hong Kong (1º prémio), da Universidade de Pretória (2º lugar) e do ISCAP (3º lugar) pelas abordagens e metodologias inovadoras no ensino.
Na investigação, destaque para o Colloquium de doutoramento, um fórum para a troca de experiências entre investigadores, com os doutorandos a terem a oportunidade de receber feedback de especialistas e de pares, e para a Sessão de Posters, em que os investigadores apresentaram as suas ideias, promovendo a partilha de conhecimento.
Neste evento, a Universidade apresentou duas comunicações relacionadas com a Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, da autoria dos docentes Carla Santos, Fernando Moreira, Maria João Ferreira, Sónia Rolland Sobral e Natércia Durão.