A Universidade Portucalense realizou o 8.º Workshop da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, entre 26 e 29 de junho, numa organização conjunta do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia (DAMG) e do polo de investigação CIAUD-UPT.
O “Workshop PNUM 2024: Resiliência e Forma Urbana” abordou as formas urbanas, a partir da relação com os sistemas naturais que estruturam o território, explorando métodos de análise morfológica que conduzam a leituras cruzadas, qualitativas e quantitativas, sobre o território e os seus sistemas.
David Leite Viana, docente do DAMG e coordenador da iniciativa, explicou que esta foi uma oportunidade para verificar a correlação entre forma e resiliência urbanas, testando técnicas e processos no âmbito da morfologia urbana, da ecologia e da paisagem.
“Confirmada a convergência do ambiente natural e do ambiente construído, exige-se o aprofundar de soluções de base natural para as formas urbanas, almejando cidades de base natural”, salientou.
Este workshop consolidou a relevância das soluções urbano-ambientais, tendo como referência uma matriz comum entre o ambiente construído e os sistemas naturais, assentes em processos de estudo e de projeto, partilhando esta aprendizagem com o projeto europeu GreenInCities.