Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Desafios e oportunidades do habitat tradicional

Nos dias 15 e 16 de junho, a Universidade Portucalense acolheu o Seminário Internacional e a Mesa-redonda “Que futuro para a arquitetura vernácula e a arquitetura de terra?”, que reuniu profissionais, investigadores e estudantes de 23 países dos cinco continentes, entre os quais Arábia Saudita, Líbano, Etiópia, Egito, Chile e México.

“Preservar o passado: documentação vernácula e Património Mundial”, “Valorizar o presente: conhecimento intangível e transferência de conhecimento” e “Preparar para o Futuro: Ação climática e adaptação” foram os temas das três sessões que identificaram os principais desafios do habitat tradicional. 

Teresa Patrício, Presidente do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, organização constituída por 11 mil profissionais de 110 Comités Nacionais e 29 Comités Internacionais, dedicados à proteção do património cultural, apresentou os desafios e as oportunidades do património tradicional. Gwenaëlle Bourdin, Diretora da Unidade de Avaliação de Património Mundial do ICOMOS, destacou os desafios existentes na avaliação de candidaturas a Património Mundial de sítios vernáculos e históricos edificados em terra. Já Hossam Mahdy, Presidente do CIAV, e Maddalena Achenza, Presidente do ISCEAH, apresentaram os caminhos para o futuro das arquiteturas tradicionais. 

Ao longo dos dois dias, arquitetos, engenheiros, conservadores e historiadores refletiram sobre o risco do desaparecimento da habitação vernácula. Durante o Seminário Internacional apresentaram-se os resultados do projeto “VERSUS+: Heritage for People” – do programa Europa Criativa, cofinanciado pela Comissão Europeia -, através da exposição “Digital Vision an experimental transformation”, do workshop de construção em madeira e da exposição de trabalhos e instalações de estudantes da licenciatura de Multimédia e Artes e de trabalhos de estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, sobre princípios de património vernáculo para a arquitetura sustentável contemporânea. 

O evento foi organizado pelo Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia (DAMG) da Universidade Portucalense, pelo polo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UPT (CIAUD-UPT) e pela Comissão Nacional do ICOMOS.

Desafios e oportunidades do habitat tradicional
Voltar ao topo