A Universidade Portucalense participou na “2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas” que decorreu em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho.
Os docentes Wladimir Brito e Fátima Castro Moreira, do Departamento de Direito, participaram no evento paralelo dedicado ao “Direito do Mar”, organizado pelo Instituto Português de Direito do Mar-IPDM, que aconteceu no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Wladimir Brito abordou o tema da Lusofonia e os Estado latino-americanos e Fátima Castro Moreira debruçou-se sobre as mudanças climáticas e o aumento do nível das águas do mar.
Nesta conferência participaram o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Jose Juan Quintana, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, o ex-Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, e o Diretor do Departamentos dos Oceanos e Direito do Mar das Nações Unidas, Valdimir Jares, entre vários especialistas em Direito do Mar, nacionais e internacionais.
Ambos os docentes da Universidade Portucalense são membros do IPDM, sendo a Professora Fátima membro da Direção e o Professor Wladimir Presidente da Assembleia Geral deste Instituto. O Instituto é presidido pelo Prof. Vasco Becker-Weinberg, e surge na sequência da cooperação entre os vários especialistas de direito internacional e direito do mar portugueses que participaram na obra “Comentários à Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar”, coordenada pelo IJP-Instituto Jurídico Portucalense. Esta obra será publicada já em Julho pela Almedina.