No dia 28 de janeiro, Dulce Rocha partilhou a sua visão sobre os Direitos da Criança e a sua experiência enquanto Presidente do Instituto de Apoio à Criança entre 2007 e 2024.
Ao longo dos últimos 17 anos, Dulce Rocha considera que foram dados passos importantes para a melhoria do sistema e dos direitos das crianças, como a criação do estatuto de vítima, que deu à criança o poder de ser ouvida pelo Ministério Público, para memória futura, sem estar na presença do agressor, e a criação das Escolas de Segunda Oportunidade, para jovens entre os 15 e os 18 anos em situação de absentismo ou abandono escolar.
Para a jurista, “o combate pela prevenção e contra o crime sobre as crianças nunca está completo”, desafiando os decisores políticos, as organizações não governamentais e a sociedade civil a serem agentes ativos na promoção dos direitos da criança e na prevenção dos maus tratos, porque nas suas palavras “é preciso uma cidade para educar uma criança”.