A Universidade Portucalense, participa, atualmente em três projetos Erasmus + KA2, na área de capacitação de competências, consideradas fundamentais para impulsionar as áreas de STEAM/STEM (Ciências, Tecnologia, Artes, Engenharia e Matemática). Os projetos são coordenados por Alexandra Baldaque, investigadora do REMIT– Research on Economics, Management and Information Technologies.
O projeto “E-STEAMSEL”, para além de capacitar os professores do ensino básico e secundário em competências nas áreas de STEAM, visa também desenvolver as competências emocionais SEL – Self, Emotion and Learning.
Com esta investigação, que envolve parceiros da Turquia, Noruega, Roménia e Eslovénia, pretende-se que os professores reúnam as competências necessárias para motivar os alunos para a aprendizagem sobre tecnologia e para a inovação, essenciais para o desenvolvimento de soluções para os problemas que a Humanidade enfrenta.
Já o projeto “Digicomplex: O futuro híbrido da educação” visa criar soluções digitais para os professores se adaptarem à educação híbrida (presencial e online). Durante a sua implementação, será criado um currículo descrevendo as técnicas e estratégias de aprendizagem, bem como os conteúdos de aprendizagem que podem ser utilizados em cursos online e em jogos educativos. O consórcio, que envolve parceiros da Alemanha, Espanha, Turquia, Dinamarca e Grécia, disponibilizará, também, uma plataforma de E-learning e recursos de Educação Aberta, sendo o principal resultado um Jogo Educativo.
Por último, o projeto mais recente, “Inspire Teachers to Integrate Data Science in STEM Subjects – We TEACH DATA” pretende capacitar os professores do Ensino Básico e Secundário na área de Data Science. Com parceiros da Bulgária, Eslováquia e Grécia, esta investigação pretende contribuir para a modernização da educação de STEM e promover o uso de tecnologias digitais de maneira criativa e eficiente, através do desenvolvimento de recursos inovadores para professores e alunos, partilhando e promovendo os benefícios da integração do Data Science em sala de aula. O objetivo principal é impactar nas competências-chave dos alunos, através do desenvolvimento de um kit de ferramentas à medida, de recursos de aprendizagem em Data Science.