No dia 13 de fevereiro, a Reitoria promoveu uma sessão de partilha de boas práticas sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA), onde foram partilhados testemunhos de docentes e estudantes dos seis Departamentos, com o objetivo de consolidar e disseminar o conhecimento resultante da experiência de utilização de IA Generativa no trabalho pedagógico.
No Departamento Arquitetura e Multimédia, a IA é compreendida e utilizada como um recurso alargado na criação de diferentes materiais, considerando-se que acelera o processo de design, facilita a análise de um vasto conjunto de dados e fomenta uma cultura de experimentação.
No Departamento Ciência e Tecnologia, a IA otimiza o tempo de pesquisa, é utilizada como mecanismo de correção de determinados exercícios, auxiliando na resolução de problemas, sempre com o princípio orientador de não ser utilizada para realizar o trabalho na totalidade.
No Departamento Direito constata-se algumas limitações da IA no âmbito do Direito, ao nível da credibilidade dos argumentos e da ausência de compreensão jurídica. No contexto do “Moot Court”, os estudantes afirmam recorrer a esta tecnologia para agilizar processos e facilitar a recolha de fontes.
O Departamento de Economia e Gestão assume o apoio da IA na aprendizagem, pesquisa, gestão do tempo, escrita e criatividade, apresentando exemplos da utilização através de estratégias de gamificação.
O Departamento Psicologia e Educação defende maior literacia sobre a ética no uso da IA e necessidade e definição de orientações institucionais para uma utilização responsável.
Por fim, o Departamento Turismo, Património e Cultura recorre à IA para a elaboração de trabalhos, defendendo que a sua apresentação em sala de aula deve demonstrar como a IA foi utilizada.