Na mesa-redonda subordinada ao tema “Motivação Académica no Ensino Superior: Desafio ou Oportunidade?”, que decorreu no dia 1 de março, estudantes, docentes e órgãos de gestão uniram-se para partilhar experiências e debater perspetivas sobre como promover e sustentar a motivação dos estudantes ao longo dos seus percursos académicos.
Defendeu-se a promoção da motivação académica no Ensino Superior como um compromisso coletivo e aludiu-se à importância do envolvimento ativo dos estudantes nos planos de ação das Instituição de Ensino Superior para que estes sejam orientados para as necessidades concretas dos alunos, capacitando-os para se tornarem agentes ativos do seu sucesso académico.
Neste sentido, foi sugerido o levantamento, junto dos estudantes, dos fatores que influenciam a desmotivação académica, para a implementação de estratégias mais eficazes de apoio.
Abordou-se, ainda, a necessidade de se trabalharem os canais de comunicação entre os estudantes e os serviços da Universidade, no sentido de a informação ser transmitida de forma clara e objetiva, garantindo um acesso equitativo dos estudantes.