Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A influência dos ambientes visuais na aprendizagem

Vídeo

Pedro Rodrigues, Investigador do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense, apresenta o projeto “VisEnLearn” que visa “explorar a influência de ambientes visuais (ir)relevantes na aprendizagem de crianças em idade escolar”.

As crianças em idade escolar estão continuamente expostas a salas de aula com diversos elementos visuais, como desenhos, mapas e gráficos, colocados na parede, que têm como objetivo a estimulação da aprendizagem.

Neste contexto, a questão central desta linha de investigação é: “Qual é a influência dos conteúdos visuais expostos no ambiente envolvente da sala de aula nos ganhos de aprendizagem das crianças, especificamente quando esses conteúdos estão relacionados versus não relacionados com a informação a aprender?

“A exposição a materiais visuais no ambiente circundante, particularmente em crianças em idade escolar, podem competir por recursos cognitivos, designadamente do foro atencional, mas esta é ainda uma suposição que necessita de evidências científicas, para as quais esta linha de investigação pretende contribuir”, afirma Pedro Rodrigues.

O investigador indica que esta linha difere de outros estudos em vários aspetos, na medida em que, “além de comparar o desempenho entre um ambiente não decorado e um ambiente decorado, também manipula as características da informação apresentada. Além disso, a aprendizagem dos participantes sobre a informação ensinada será testada de forma imediata e uma semana depois”. 

“Este é um aspeto importante, uma vez que algumas estratégias de aprendizagem podem não ter efeitos imediatos, sendo antes explicados pelo efeito de testagem. Por fim, as nossas manipulações serão implementadas em salas de aula reais e não em laboratório, como aconteceu nos trabalhos de Fisher e colaboradores (2014), ou numa plataforma como em Rodrigues e Pandeirada (2018)”, explica.

Esta linha de investigação poderá fornecer resultados importantes para as práticas educativas, sendo um ponto de partida para outros novos estudos para encontrar um ponto ideal de comunicação visual nas salas de aula.

Vídeo

Pedro Rodrigues, Investigador do Instituto de Desenvolvimento Pessoal Portucalense, apresenta o projeto “VisEnLearn” que visa “explorar a influência de ambientes visuais (ir)relevantes na aprendizagem de crianças em idade escolar”.

As crianças em idade escolar estão continuamente expostas a salas de aula com diversos elementos visuais, como desenhos, mapas e gráficos, colocados na parede, que têm como objetivo a estimulação da aprendizagem.

Neste contexto, a questão central desta linha de investigação é: “Qual é a influência dos conteúdos visuais expostos no ambiente envolvente da sala de aula nos ganhos de aprendizagem das crianças, especificamente quando esses conteúdos estão relacionados versus não relacionados com a informação a aprender?

“A exposição a materiais visuais no ambiente circundante, particularmente em crianças em idade escolar, podem competir por recursos cognitivos, designadamente do foro atencional, mas esta é ainda uma suposição que necessita de evidências científicas, para as quais esta linha de investigação pretende contribuir”, afirma Pedro Rodrigues.

O investigador indica que esta linha difere de outros estudos em vários aspetos, na medida em que, “além de comparar o desempenho entre um ambiente não decorado e um ambiente decorado, também manipula as características da informação apresentada. Além disso, a aprendizagem dos participantes sobre a informação ensinada será testada de forma imediata e uma semana depois”. 

“Este é um aspeto importante, uma vez que algumas estratégias de aprendizagem podem não ter efeitos imediatos, sendo antes explicados pelo efeito de testagem. Por fim, as nossas manipulações serão implementadas em salas de aula reais e não em laboratório, como aconteceu nos trabalhos de Fisher e colaboradores (2014), ou numa plataforma como em Rodrigues e Pandeirada (2018)”, explica.

Esta linha de investigação poderá fornecer resultados importantes para as práticas educativas, sendo um ponto de partida para outros novos estudos para encontrar um ponto ideal de comunicação visual nas salas de aula.

A influência dos ambientes visuais na aprendizagem
Voltar ao topo