Pós-Graduação em Coaching e Mentoring: Desenvolvimento do Potencial Humano

DURAÇÃO

8 meses

ECTS

30

VAGAS

40

REGIME

Pós-Laboral

CURSO

Pós-Graduação

IDIOMAS

PT

A Pós-Graduação em “Coaching e Mentoring: Desenvolvimento do Potencial Humano” visa formar profissionais capazes de intervir com indivíduos, grupos e organizações para promover a otimização da performance em diferentes áreas e contextos de ação.

Deste modo, o Curso aprofunda conhecimentos relativos aos processos psicológicos e sociais que sustentam mudanças significativas de atitudes e de comportamentos, focalizando-se, sobretudo, na dinâmica da motivação, da resiliência e do desenvolvimento positivo face aos desafios e às transições existenciais.

Estes conhecimentos são articulados com os princípios, modelos e técnicas de coaching e de mentoring, tendo como objetivo a sua aplicação prática e eficaz.

A formação tem pertinência para diversos contextos de ação ou ecologias de desenvolvimento, destacando-se os contextos empresarial, educativo, médico, cívico-político, desportivo e familiar/parental enquanto domínios específicos para treino e aplicação de competências adquiridas no Curso.

Os métodos de aprendizagem e de avaliação promovem as competências de diagnóstico e de intervenção, recorrendo primacialmente a estudos de caso, projetos, resolução de problemas e atividades de cariz colaborativo e aplicado.

A formação desenvolve-se ao longo de um ano letivo em regime pós-laboral e conta com um corpo docente multidisciplinar, especializado em Psicologia, Educação e Gestão.

A avaliação de conhecimentos ao longo do Curso seguirá um sistema de avaliação contínua com realização de trabalhos ou relatórios teórico-práticos.

  • A Pós-Graduação em “Coaching e Mentoring” promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional, contribuindo para o aumento de qualidade no desempenho individual, nas relações interpessoais e em todos os processos de planificação e prossecução de objetivos.
  • As técnicas de Coaching e de Mentoring fundamentam-se em conhecimentos científicos sólidos da área da Psicologia, Educação e Gestão, sendo sistematicamente treinadas de modo desafiante, dinâmico, interativo e envolvente para se adaptarem a contextos diversos da vida real.
  • É expectável que a formação obtida tenha impacto significativo no bem-estar individual, na auto-eficácia, na auto-confiança e no funcionamento psicossocial e afetivo, ativando o ciclo motivacional e otimizando a performance multidimensional, especialmente no que concerne à gestão de pessoas e à liderança de equipas, instituições ou projetos.
  • Nesta PG, os participantes tornam-se protagonistas do seu processo de aprendizagem. Estes aumentam qualitativamente a consciência do potencial e da plasticidade do desenvolvimento humano e adquirem competências inovadoras para a planificação estratégica de mudanças individuais, grupais e organizacionais.
  • A aplicação transversal das competências de Coaching e Mentoring permite que cada formando(a) se focalize na projeção do seu “futuro desejado”, capaz de estabelecer relações interpessoais empáticas e colaborativas.

O curso incrementa o funcionamento laboral global e demonstra ganhos significativos nas áreas da liderança, auto-regulação, inteligência emocional e trabalho em equipa, assim como na planificação e tomada de decisão nas transições de carreira e de vida.

O Coaching e o Mentoring melhoram a performance e o bem-estar dos indivíduos, tendo, portanto, efeitos transversais, otimizadores, em todas as áreas e perfis profissionais.

  • Reconhecer a especificidade funcional dos processos psicológicos (e.g., cognitivos, afetivos, emocionais e motivacionais) e psicossociais (e.g., relações interpessoais e estratégias comunicativas) que fundamentam a prática eficaz do Coaching e do Mentoring;
  • Desenvolver competências técnicas para aplicação contextualizada do Coaching e do Mentoring, visando promover o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Saber planificar e realizar intervenções de Coaching e Mentoring junto de indivíduos, grupos (como equipas ou famílias) e organizações, orientadas para a resolução criativa de problemas e para a transformação positiva;
  • Avaliar a eficácia multidimensional e transversal do Coaching e Mentoring, especialmente na otimização da performance, do bem-estar e da gestão de pessoas e de processos relacionais.

As aulas funcionam em regime híbrido: aulas presenciais nas instalações da UPT e, sincronicamente, através da plataforma Zoom.

 

Período Letivo:

13 de novembro de 2021 e terminam a 16 de julho de 2022.

 

Horário:

Sábados das 10h-13h e 14.30h-17.30h

Certificado de aproveitamento e/ou de frequência (na modalidade de curso completo ou de módulos avulso).

Plano de Estudos 2021/2022 ECTS
Coaching e Mentoring: Contextos e Práticas de Ação
4
Coaching e Mentoring: Fundamentos e Modelos
4
Coaching Familiar e Parental
3
Coaching para Desenvolvimento Afetivo e Relacional
3
Coaching Vocacional e de Carreira
3
Contextos e Processos de Desenvolvimento Humano
3
Liderança e Motivação em Grupos e Organizações
3
Projeto de Intervenção/Investigação
7

Nota: Os estudantes podem inscrever-se em módulos avulsos, sendo que o custo dependerá do número de ECTS (com ou sem avaliação).

As atividades de investigação são enquadradas em projetos de investigação já em desenvolvimento no INPP/ Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense, organizados num conjunto de áreas temáticas agregadoras dos interesses de investigação:

  • Desenvolvimento pessoal e social;
  • Orientação vocacional e desenvolvimento de carreiras;
  • Relações interpessoais e grupais.

A sua orientação é assegurada por um corpo docente altamente qualificado, formado e desenvolvido dentro dos paradigmas académicos e científicos mais atuais, e coordenado através da ação da comissão de coordenação científica do ciclo de estudos, que garante a monitorização constante das atividades e a resolução de todas as questões emergentes no âmbito da sua implementação.

O curso beneficia do suporte de um centro de investigação dotado dos recursos humanos e materiais necessários à implementação dos trabalhos de investigação, bem como dos recursos de outros laboratórios e centros parceiros, com os quais os investigadores do INPP trabalham em colaboração.

 

Projetos em curso

Reverting mild cognitive impairment using transcranial direct current stimulation (tDCS) as add-on for Cognitive Training (CT) - POCI-01-0145-FEDER-030280
PI: Jorge Leite Co-PI: Sandra Carvalho
 
 
Changing the course of social anxiety in adolescence: What works, why, and for whom - C492522605-00087032
PI: Paula Vago Co-PI: Daniel Rijo

COORDENAÇÃO

CONTACTOS

Olívia Carvalho

olivia@upt.pt

Paulo Jesus

pauloj@upt.pt

DPE/ Departamento de Psicologia e Educação

Pós-Graduação em Coaching e Mentoring: Desenvolvimento do Potencial Humano

Gabinete de Ingresso

Atendimento online: ingresso@upt.pt

(+351) 800 270 201

CANDIDATURA

80€

1 PRESTAÇÃO

1500€

8 PRESTAÇÕES

200€

MÓDULO AVULSO
COM AVALIAÇÃO

55€*

MÓDULO AVULSO
SEM AVALIAÇÃO

30€*

  * cada ECTS

  • Licenciados em Psicologia, Educação e Recursos Humanos;
  • Licenciados ou finalistas de licenciatura nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Empresariais, mediante apreciação do currículo académico e profissional;
  • Profissionais que desempenham funções de liderança e/ou de gestão de pessoas e equipas, mediante apreciação do currículo.

Período de candidaturas:

Fase final aberta até 31 de outubro de 2021

PARCERIAS

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