No dia 26 de setembro, Ana-Paula Correia, docente na Universidade do Estado de Ohio, onde lidera o grupo de investigação “Design de Aprendizagem e Experiências Educacionais”, abordou as vantagens e desvantagens da utilização da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem.
Nesta talk, concluiu-se que a integração de ferramentas de Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem “é fundamental para promover o pensamento crítico na análise e avaliação das respostas fornecidas por estas ferramentas, garantindo uma compreensão profunda dos conteúdos”.
Para a docente, a utilização destas tecnologias deve ser “encorajada para desenvolver e melhorar a escrita, não só na língua materna, mas especialmente numa segunda língua, potenciando as capacidades linguísticas dos estudantes”.
“É essencial que o foco esteja na monitorização do processo de aprendizagem, valorizando o percurso e o esforço investido, em vez de se centrar exclusivamente na avaliação do produto final”, disse.
No entender de Ana-Paula, “deve-se tirar o máximo partido das vantagens oferecidas pelas ferramentas de Inteligência Artificial, utilizando-as como apoio ao ensino e aprendizagem e não como um substituto do mesmo. Desta forma, pode-se enriquecer a experiência educativa, mantendo o papel insubstituível do professor e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e autónoma.”
Esta iniciativa decorreu no âmbito do Ciclo de Talks “Touching the future with…”, tendo sido moderada por Fernando Moreira, Professor Catedrático do Departamento de Ciência e Tecnologia.